quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A deus Austrália..

Bellucci sai na frente, mas não passa por Monfils e dá adeus na Austrália

Número 1 do Brasil está há seis meses sem ganhar duas partidas seguidas

Por GLOBOESPORTE.COMMelbourne, Austrália
Por um set, Thomaz Bellucci foi mais agressivo e preciso do que Gael Monfils. Depois disso, o francês, número 15 do mundo, elevou seu jogo, aplicou um pneu e não perdeu mais o controle da partida. Por 2/6, 6/0, 6/4 e 6/2, Monfils eliminou o brasileiro do Australian Open e avançou à terceira rodada do torneio.
Thomaz Bellucci tênis Australian Open 2r (Foto: Agência Getty Images)Thomaz Bellucci cometeu 53 erros não forçados na partida desta quinta (Foto: Agência Getty Images)
Com a derrota, Bellucci repete as campanhas de 2010 e 2011 em Melbourne. Em ambas, foi eliminado na segunda fase. O paulista de 24 anos, aliás, jamais alcançou a terceira rodada do torneio australiano. O revés desta quinta também significa a manutenção de um tabu desagradável: Bellucci não vence dois jogos seguidos desde junho do ano passado.
Monfils avança para encarar o cazaque Mikhail Kukushkin (92 do mundo), que surpreendeu ao eliminar o cabeça de chave 19 do torneio, Viktor Troicki (23) por 5/7, 6/4, 6/2, 4/6 e 6/3.
O jogo desta quinta começou com um susto para o brasileiro, que teve de salvar um break point já no primeiro game. Bellucci escapou da quebra e manteve o jogo equilibrado até o quarto game, quando Monfils deu os primeiros sinais de instabilidade e perdeu o saque com dois erros não forçados em sequência. Com a vantagem, o brasileiro, que tinha bom aproveitamento de saque, passou a ter ainda mais facilidade para confirmar. Enquanto isso, Monfils seguia errando. No oitavo game, o francês foi displicente, indo à rede quatro vezes e perdendo todos os pontos. A segunda quebra deu o set ao brasileiro por 6/2.
O número 15 do mundo, contudo, não demoraria muito para entrar no jogo. Logo no primeiro game do segundo set, Bellucci errou um smash quando enfrentava um break point e perdeu o serviço. Monfils ganhou confiança, passou a errar menos e disparou no placar. O francês ganhou todos os pontos importantes da parcial. Salvou break points no quarto e no sexto games, e quebrou Bellucci no terceiro e no quinto. O resultado foi um "pneu" no placar.
O terceiro set começou com Bellucci e Monfils trocando quebras no terceiro e no quarto games, mas os dois tenistas já não viviam os momentos instáveis das parciais anteriores. O set seguiu parelho até que o brasileiro cometeu três erros não forçados em sequência e perdeu o saque. Monfils não bobeou. Aproveitou a dianteira e manteve o serviço até fechar em 6/4.
O começo do quarto set não foi nada bom para o número 1 do Brasil. Bellucci cometeu três erros não forçados e, depois de salvar dois break points, deu uma curtinha ruim. Monfils aproveitou, matou o ponto e tomou a dianteira. O paulista ainda salvou vários break points no terceiro game para se manter no set, mas o quinto game foi um tiro na cabeça. Depois de abrir 40/0, Bellucci errou um smash fácil - Monfils tinha desistido do ponto. O brasileiro seguiu cometendo erros bobos e perdeu cinco pontos seguidos, cedendo a quebra. O francês abriu 4/1 e, na prática, o jogo acabou ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário