Futebol Mundial.


Embalado por hit de Teló, Barcelona derrota Real de virada no Bernabéu

Merengues saem na frente com CR7, mas Puyol e Abidal garantem triunfo catalão na Copa do Rei. Lionel Messi leva pisão sem bola de Pepe

Por GLOBOESPORTE.COMMadri
saiba
No dia internacional do riso, o torcedor do Barcelona voltou a gargalhar após mais um confronto com o Real Madrid. De virada, o time de Messi e companhia derrotou o arquirrival por 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei. Os gols do triunfo no Santiago Bernabéu foram anotados por Puyol e Abidal. O francês, ironicamente, celebrou o seu dançando o hit “Ai, se eu te pego” de Michel Teló que, na semana passada, visitou o CT do Real.
Responsável pela disseminação da música pelo mundo, Cristiano Ronaldo mostrou não ter “alergia” aos grandes jogos como disse um psicólogo na última terça-feira e, assim como na final da Copa do Rei da temporada vencida pelos merengues, fez o gol merengue (com uma ajudinha do goleiro Pinto, é verdade).
Com o resultado, o Barcelona joga por um empate na partida de volta, na próxima quarta-feira, no Camp Nou, para passar de fase.
abidal real madrid  x barcelona (Foto: AFP)"Ai, se eu te pego" embala comemoração de Abidal com Daniel Alves (Foto: AFP)
Mourinho inova
Depois de fazer um treino na manhã do clássico e levar todo elenco para a concentração, o técnico José Mourinho surpreendeu novamente com a escalação do Real. O português barrou Özil e Marcelo e colocou em seus lugares, respectivamente, o volante Diarra e o compatriota Fabio Coentrão. Até aí, nada muito absurdo. Isso se não fosse a presença do meia turco-alemão Altintop, que pouco é aproveitado, na lateral direita.
Pelo lado do Barcelona, Pep Guardiola, aniversariante do dia (41 anos), manteve o de sempre. A única novidade foi a entrada do goleiro reserva Pinto, que sempre disputa os jogos da Copa do Rei, na vaga de Valdés.

CR7 abre o placar
Com essa formação diferente e três atacantes (Cristiano Ronaldo, Higuaín e Benzema), o Real começou melhor e, aos 11 minutos, abriu o placar. Benzema puxou contra-ataque e lançou na medida para Cristiano na ponta esquerda. O gajo pedalou sem muito estilo para cima de Piqué, mas o suficiente para, já dentro da área, arrumar espaço para um forte chute seco por baixo das pernas de Pinto, que acabou falhando.
josé mourinho real madrid x barcelona (Foto: AP)Mourinho dá instruções ao seu time (Foto: AP)
O gol não abalou o Barcelona que, assim que deu a saída para o recomeço da partida, passou a encurralar o arquirrival. Aos 13, Messi, que completava 300 jogos com a camisa blaugrana, recebeu na esquerda e chutou rasteiro obrigando Casillas a fazer grande defesa. Na sequência, o camisa 1 contou com a sorte em uma cabeçada do chileno Alexis Sánchez que carimbou o travessão.
Aos 19, a primeira jogada mais ríspida da partida. Piqué e Pepe subiram para disputar uma bola aérea e o cotovelo do zagueiro catalão acabou sobrando no rosto do luso-brasileiro. Amarelo para o futuro marido de Shakira.
pique  pepe real madrid x barcelona (Foto: Reuters)Piqué levou o primeiro amarelo da partidaa (Foto: Reuters)
Blitz catalã
Completamente retrancado e explorando esporádicos contragolpes sem muito sucesso, o Real viu o Barcelona aplicar uma verdadeira blitz, forçando o jogo principalmente no lado direito da defesa, que tinha o improvisado Altintop. Por ali, Messi, aos 25, voltou a obrigar Casillas a se esticar todo, e Iniesta, aos 29, perdeu uma chance incrível após tabelinha com Xavi e Sánchez.
messi pepe real madrid x barcelona (Foto: Reuters)Messi encara a marcação de Pepe (Foto: Reuters)
Feio ou não, o ferrolho de Mourinho saiu para o intervalo sem sofrer gol e com 100% de aproveitamento. Obviamente, não na posse de bola, que foi totalmente do Barcelona como sempre (66%), mas, sim, na eficácia dos arremates: um chute, um gol.
Puyol iguala
Na volta para o segundo tempo, o Real mal teve tempo para respirar e, aos três, sofreu o empate. Xavi cobrou escanteio da esquerda, Puyol se antecipou a Pepe e, de peixinho, estufou a rede.
Aos 12, o Real, que seguia vendo o Barcelona dominar a partida após o empate, conseguiu chegar com perigo pela segunda vez na partida. Lass Diarra lançou Altintop que cruzou para Benzema. O francês cabeceou com estilo, mas a bola caprichosamente acertou a trave e foi para fora.
Disposto a vencer em casa, Mourinho abandonou o sistema mais defensivo, sacando Diarra e Higuaín – que apesar da boa média de gols ao longo da temporada, não teve uma boa atuação – e colocando, respectivamente, Özil e Callejón.
Pepe dá pisão em Messi de propósito
Messi leva pisão de Pepe (Foto: Reprodução/Marca.com)Messi leva pisão de Pepe
(Foto: Reprodução/Marca.com)
No entanto, as mudanças não surtiram o efeito desejado. E vendo o Barcelona dominar amplamente o confronto, os jogadores do Real começaram a perder a cabeça. Primeiro, Sergio Ramos levou amarelo por uma falta sem bola em Sánchez. Depois, Callejón derrubou Messi e foi advertido.
Caído no chão após a pancada, o argentino ainda levou um pisão de Pepe na mão esquerda (veja aqui). A atitude revoltou os atletas do Barça, que pediram o vermelho. No entanto, o árbitro Muñiz Fernández alegou que não viu e nada fez.
Puyol comemora gol do Barcelona sobre o Real Madrid (Foto: Getty Images)Puyol comemora gol do Barcelona sobre o Real Madrid (Foto: Getty Images)
Abidal vira e dança hit “Ai, se eu te pego”
E no meio de todo esse nervosismo, o Barcelona acabou conseguindo a virada aos 31. Messi deu lançamento primoroso para Abidal. O lateral francês, em condição legal apesar das reclamações merengues, dominou e chutou na saída de Casillas. Na comemoração, ao lado do brasileiro Daniel Alves, coreografia do hit “Ai, se eu te pego” de Michel Teló, que na semana passada visitara justamente o Real. Ironia do destino...
Com a vantagem, o Barcelona cozinhou a partida até o final e assegurou o resultado, fazendo a festa dos pouco mais de 500 torcedores culés que foram até Madri. Enquanto isso, o lado merengue vaiou o time.

Golaço de Pato classifica o Milan para as quartas da Copa da Itália

Atacante é vaiado ao entrar em campo no segundo tempo, se redime com belo gol na prorrogação, mas é substituído por causa de lesão na coxa

Por GLOBOESPORTE.COMMilão
Jogando com um time reserva, o Milan venceu o Novara por 2 a 1 e garantiu vaga nas quartas de final da Copa da Itália graças a um belo gol na prorrogação que envolveu os brasileiros Robinho e Alexandre Pato, que foi novamente vaiado pela torcida e deixou o campo lesionado apó o gol decisivo. O próximo adversário do rossonero será o Lazio, em duelo que está marcado para o dia 26 deste mês.
Pato, Milan x Novara (Foto: Getty Images)Pato evitou o desastre rubro-negro em pleno San Siro (Foto: Getty Images)
Versão italiana de Neymar rouba a cena
Ele tem o moicano de Neymar, nasceu no mesmo ano que o atacante do Santos (1992), mas ao contrário do brasileiro, ainda é uma promessa. Filho de pai egípcio e mãe italiana, o atacante El Shawaary foi o destaque do primeiro tempo, e o responsável pelo primeiro gol, mostrando que futuramente poderá ganhar destaque entre os medalhões do time.
Aos 24 minutos, El Shaarawy abriu o placar após uma ótima jogada. Ao receber a bola na entrada da área, se livrou da marcação e chutou com categoria. Aos 36, por pouco não ampliou. O jovem jogador de 19 anos recebeu lançamento na ponta esquerda, avançou com velocidade até a área, passou por um defensor, mas o goleiro fez uma defesa difícil para evitar o segundo gol milanista.
Sono custa caro
Na segunda etapa, o Milan dormiu. O técnico Massimilliano Allegri realizou algumas mudanças, mas a principal delas comprovou o momento delicado vivido por Alexandre Pato. O brasileiro entrou aos 12 minutos no lugar de Inzaghi e foi vaiado mais uma vez. Os torcedores o culpam pelo fato de o clube não ter conseguido contratar Carlito Tevez. Já estava tudo acertado com o argentino, mas para conseguir concluir a transação, Pato precisava ser vendido ao PSG, mas rejeitou a mudança.
Aos 43 do segundo tempo, a surpresa: Radovanovic empatou em cobrança de falta. Porém, no último minuto, O Milan teve a grande chance de garantir a vaga nas quartas. Jeda acertou a cabeça de Antonini e o árbitro marcou tiro livre indireto. Pato cobrou, mas chutou para fora.
El Shaarawy comemora gol do Milan sobre o Novara (Foto: AP)El Shaarawy comemora o primeiro gol do Milan: italiano teve boa atuação (Foto: AP)
Robinho parte para a briga, mas dá belo passe para Pato brilhar
No início da prorrogação, Robinho, que havia entrado no segundo tempo, quase se envolveu em uma briga con Radovanovic. O Rei da Pedalada subiu deixando o cotovelo acertar o rival, que quis tirar satisfações. O árbitro, que estava perto, evitou a briga e puniu os dois com cartão amarelo. Foi o suficiente para o Milan acordar.
Pato, aos oito minutos, quase marcou. O atacante tentou de cabeça, mas o goleiro, que já havia pulado, conseguiu dar um tapa salvador. Na jogada seguinte, um belo gol brasileiro. Robinho deu um lindo passe para o camisa 7 tocando por baixo da bola. Pato se livrou do goleiro com um lençol e chutou para o gol vazio, calando os críticos que vaiaram sua entrada.
Após a glória, a dor
No fim do segundo tempo da prorrogação, Pato sentiu a coxa e teve que deixar o gramado. Desta vez, ao invés das vaias, os aplausos de apoio e solidariedade.

Ex-Palmeiras deixa clube russo e revela: 'Técnico dava tapa na cara'

Ewerthon, que até a última semana atuava no Terek, está na
Espanha e deve acertar com um novo time nos próximos dias

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Ewerthon no Terek (Foto: Divulgação)Ewerthon em ação pelo Terek no Campeonato
Russo (Foto: Divulgação)
O atacante brasileiro Ewerthon, ex-Palmeiras, entrou em acordo com o Terek Grozny na última segunda-feira para rescindir seu contrato com o clube russo. O vínculo se encerraria em julho deste ano, mas segundo o jogador alguns episódios extracampo o fizeram procurar novos ares. Saudade da família? O frio? Ewerthon fugiu à regra (pelo menos entre os jogadores que desistem de jogar no país) e declarou em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM que viu o "treinador dando tapa na cara de alguns jogadores".
- Presenciei situações inesperadas no Terek, principalmente fora de campo. Vi coisas que eu não concordava e a partir daí foi decisão minha pedir para sair. Teve casos que eu vi o técnico dando tapa na cara de um jogador do clube. Outra coisa foi o fato de o presidente ir ao vestiário e querer que os jogadores da Chechênia estivessem em campo, excluindo os demais. O presidente nasceu na Chechênia, manda no clube e eu vou dizer o quê? – disse o ex-camisa 26 do Terek, por telefone.
Ewerthon foi contratado pelo Terek, o primo pobre do Anzhi Makhachkala - o time do momento na Rússia -, em agosto de 2011 e disputou sete partidas com a camisa do clube, marcando um gol. O time passa por um momento difícil e briga para se livrar do rebaixamento no Campeonato Russo. Mas o jogador, ainda assim, exalta sua passagem pela equipe.
- Foi uma experiência interessante para mim, mas profissionalmente ficou longe do que eu esperava. Agradeço a todos que lá estão, mas, como eu disse, vi coisas que não gostei. A organização, a infra-estrutura do clube e outras coisas como as que citei. Quando as coisas não vão muito bem, o melhor a se fazer é mudar. E por isso eu saí - afirmou.
Ewerthon no Terek (Foto: Divulgação)Ewerthon disputando bola no meio de campo em jogo do Campeonato Russo (Foto: Divulgação)
O poderio econômico da Rússia, uma das cinco nações consideradas emergentes ao lado de Brasil, China, Índia e África do Sul, chama a atenção do mundo. Mas esse crescimento não se limita apenas ao setor financeiro, se relaciona com outras áreas e abre novas perspectivas para o futebol no país. Esse novo capítulo da história do esporte no país parece influenciar positivamente o jogador brasileiro, que analisa a boa fase do futebol russo.
ewerthon ex-palmeiras (Foto: Agência Estado)Ewerthon, quando ainda atuava pelo Palmeiras
(Foto: Agência Estado)
– Lá o futebol vive um momento muito bom. Os clubes grandes estão contratando bastante e fazendo altos investimentos porque a Rússia quer sediar a Copa do Mundo de 2018, depois da do Brasil. O Anzhi é um desses casos. O futebol local ainda vai crescer muito – disse o jogador.
Ewerthon espera definir seu futuro em breve.
- Tenho apenas 30 anos e estou muito bem fisicamente. Meu pai vem negociando e entrando em contato com alguns clubes. Nessa semana, teremos novidades. Estou animado com as coisas que estão surgindo, mas no momento não posso falar muito para não prejudicar a negociação. Mas estou muito feliz de ter saído de um situação que não me deixava a vontade.
Sobre a possibilidade de voltar a atuar no Brasil, o jogador confirma o interesse, mas diz que o país ainda tem muito o que melhorar em estrutura.
- O nível do Campeonato Brasileiro é muito bom, tem ótimo jogadores, é muito competitivo, mas ainda deve muito em organização. Ainda tem muito o que melhorar em estrutura e pensamento, mas seguramente é o melhor futebol do mundo. O futebol brasileiro ainda está muito preso a resultados ... - afirmou.

Polícia prende acusado de racismo contra jogadores do Newcastle

Peter Copeland questionou a quantidade de jogadores negros no elenco

Por GLOBOESPORTE.COMNewcastle, Inglaterra
Bemba Ba e Shola Ameobi comemoram gol do Newcastle sobre o Manchester United (Foto: EFE)Ba e Ameobi são dois dos destaques dos Magpies
(Foto: EFE)
A polícia inglesa prendeu nesta quarta-feira um homem acusado de publicar mensagens de conteúdo racista contra o Newcastle nas redes sociais. Peter Copeland, de 29 anos, questionou o número de jogadores negros no clube com a chegada do senegalês Demba Cisse.
De acordo com um porta-voz da polícia, Copeland responderá por duas ofensas feitas através da internet. Esta não é a primeira vez que alguém é preso por causa de atos racistas contra jogadores do Newcastle.
No fim do ano passado, o atacante Sammy Ameobi sofreu insultos através do Twitter por causa de uma foto publicada com seu par de chuteiras. Dois adolescentes que compararam a cor do calçado à cor da pele do jogador, foram presos.

Drogba pode receber quase R$ 1 mi por semana para jogar no Shanghai

'Talvez possamos ter um acordo antes do ano novo chinês', explica Zhou Jun, diretor da equipe da China, que confirma negociação com o atacante

Por GLOBOESPORTE.COMXangai, China
Drogba, Costa do Marfim x Libia (Foto: Reuters)Drogba vai disputar a Copa Africana de Nações
pela Costa do Marfim (Foto: Reuters)
Os rumores de que o Shanghai Shenhua estaria se aproximando da contratação de Didier Drogba, do Chelsea, foram confirmados. Nesta quarta-feira, um dirigente do clube negou que o acerto tenha acontecido, mas garantiu que o clube está, sim, na briga pelo marfinense e que pode ter novidades até o próximo dia 23 de janeiro, data que marca o ano novo chinês.
Zhu Jun, diretor do Shanghai, publicou em sua conta no Weibo (um site chinês bem semelhante ao Twitter), que espera fechar um acordo com o atacante muito em breve.
A decisão, no entanto, cabe somente a Didier, já que ele terá seu vínculo com o Chelsea encerrado no meio do ano e, portanto, já pode até assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe. Assim, os Blues não receberiam nada pela sua transferência.
- Talvez possamos fechar um acordo até o ano novo - escreveu.
Além do clube chinês, que recentemente também contratou outro atacante do Chelsea, Nicolas Anelka, equipes da Rússia e dos Estados Unidos estão interessadas em Drogba. No entanto, financeiramente, nenhuma proposta se iguala a dos Shanghai: incríveis 360 mil libras (R$ 987 mil) por semana.

Que aposentadoria? Sir Alex recebe proposta para renovar com o United

Mesmo aos 70 anos de idade, treinador não pensa em parar e já tem oferta para se tornar o técnico mais rico da Inglaterra a partida do meio do ano

Por GLOBOESPORTE.COMManchester, Inglaterra
ferguson bola de ouro fifa (Foto: AFP)Sir Alex Ferguson recebeu prêmio da Fifa por sua
contribuição para o futebol (Foto: AFP)
O mais vencedor técnico da história do Manchester United agora pode se tornar também o mais rico. Sem nem pensar em aposentadoria, Sir Alex Ferguson, que completou 70 anos de vida e 25 de trabalho no Manchester United, está próximo de assinar um novo contrato com os Red Devils. Os donos do clube, a família Glazer, ofereceram 6,5 milhões de libras (R$ 17,8 milhões) por cada temporada a partir da próxima.
O valor deste novo vínculo representa um aumento de 60% em relação ao contrato anterior de Sir Alex, assinado em 2004, que rendia a ele 4 milhões de libras (R$ 11 milhões) por ano. Além disso, Ferguson ganhará ainda um bônus de 1 milhão de libras (R$ 2,75 milhões) no caso de conquistar um título. Assim, ele terá um lucro maior do que o de Arsene Wenger com o Arsenal e o antigo de Carlo Ancelotti no Chelsea, que eram os maiores da era da Premier League.
Em entrevista na véspera do ano novo, quando completou exatas sete décadas de vida, Sir Alex não escondeu a felicidade por seguir no Manchester United após tanto tempo. E, é claro, sequer cogitou falar sobre aposentadoria.
- Espero que tenha muito tempo ainda. Enquanto minha saúde permitir, vou continuar aqui. Espero ter mais uns três anos no clube. Ainda estou aproveitando muito - afirmou.
A família Glazer quer recompensar Sir Alex pelo incrível trabalho feito pelo United desde que eles assumiram o controle do clube. Da temporada 2004-2005 até hoje, o Manchester chegou a três finais da Liga dos Campeões, ganhando uma, além de ter faturado quatro troféus do Campeonato Inglês e se tornado maior vencedor da história da competição, ultrapassando o Liverpool.
Em seus 25 anos de Manchester United, Sir Alex conquistou 12 títulos ingleses, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga, sete Supercopas da Inglaterra, duas Ligas dos Campeões, uma Recopa Europeia, uma Supercopa da Europa e dois Mundiais Interclubes. Tanto sucesso rendeu até o Prêmio Presidencial da Fifa de 2011, por toda a contribuição dada ao futebol mundial.
Alex Ferguson placa Manchester United (Foto: Getty Images)Em homenagem, arquibancada de Old Trafford recebeu o nome de Alex Ferguson (Foto: Getty Images)


Dirigente do Inter de Milão viaja ao Brasil para tentar levar Juan e Lucas

Zagueiro do Internacional e atacante do São Paulo são os principais alvos de Marco Branca em viagem ao país, segundo jornais italianos

Por GLOBOESPORTE.COMMilão
juan internacional (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Zagueiro Juan pode trocar o Inter: Porto Alegre por
Milão (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
O dirigente Marco Branca, do Inter de Milão, viajou para o Brasil nesta quarta-feira com dois objetivos bem claros: tentar levar o zagueiro Juan, do Internacional, e o atacante Lucas, do São Paulo, para a Itália. A negociação com o defensor colorado já é antiga, mas ficou um bom tempo sem nenhuma evolução. A com o jovem promissor paulista ainda está no início.
No final de 2011, a transferência de Juan para o Nerazzurri chegou a ser dada como certa, porém ainda seguem faltando alguns trâmites burocráticos. Segundo o site "Football Italia", os italianos pagarão € 3,7 milhões para contratar o jogador. As bases salariais também já foram acertadas, restando apenas algumas assinaturas.
E não é somente no Rio Grande do Sul que o Inter de Milão tem negócios a fazer. O dirigente do clube também quer passar em São Paulo para conversar com dirigentes do Tricolor Paulista sobre uma possível negociação envolvendo o atacante Lucas. O brasileiro não deve deixar o clube por menos de € 25 milhões, no entanto.
Vale lembrar que, recentemente, o Inter de Milão já contratou dois jogadores que se destacaram no futebol brasileiro: o apoiador Philippe Coutinho, ex-Vasco, e o lateral-direito Jonathan, ex-Cruzeiro e ex-Santos, que foi emprestado ao Parma nesta quarta-feira.

Benfica e Porto vencem e ficam a um empate das semis da Taça da Liga

Gigantes portugueses jogarão última rodada da terceira fase em casa contra rivais que disputam a única vaga de cada grupo

Por GLOBOESPORTE.COMLisboa
Benfica e Porto seguem o caminho até as semifinais da Taça da Liga de Portugal sem sustos. Nesta quarta-feira, os gigantes portugueses venceram seus jogos pela terceira fase do torneio e ficaram a um empate da classificação. Os lisboetas bateram o Santa Clara por 2 a 0 e os Dragões superaram o Estoril por 1 a 0.
Com o resultado, o Benfica lidera o Grupo B com seis pontos, mesma pontuação do Marítimo. O Porto é o primeiro do Grupo D com seis pontos contra três do segundo colocado Vitória de Setúbal. Na última rodada, os encarnados enfrentam justamente o rival pela vaga nas semis, e os dragões têm pela frente o Vitória.
A terceira fase é formada por quatro grupos com quatro equipes cada. O primeiro colocado de cada grupo avança às semifinais. O Sporting, que está no Grupo A, é o terceiro colocado com apenas um ponto, mas ainda tem dois jogos pela frente e poderá superar o líder Gil Vicente, que está com quatro pontos.
Nelson Oliveira, do Benfica, briga pela bola com André Simões do Santa Clara (Foto: EFE)Nelson Oliveira, do Benfica, briga pela bola com André Simões do Santa Clara (Foto: EFE)

Além de Alex e Henrique, Rangers quer outro brasileiro: Gomes

Goleiro do Tottenham também está na mira do QPR, que segue tentando fechar contratação do zagueiro do Chelsea e do atacante do São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COMLondres
gomes tottenham frango chelsea (Foto: agência Reuters)Falhas na última temporada fizeram com que
Gomes perdesse espaço (Foto: Reuters)
O novo técnico do Queens Park Rangers, Mark Hughes, parece estar com o olho bem aberto em relação ao futebol brasileiro. Depois de confirmar interesse em contratar o zagueiro Alex, do Chelsea, e o atacante Henrique, do São Paulo, agora é a vez de o clube londrino mirar uma negociação com o arqueiro Gomes, do Tottenham.
Considerado apenas terceira opção nos Spurs, após as falhas na última temporada, o brasileiro perdeu totalmente o espaço para Brad Friedel e Cudicini, podendo, então, ver com bons olhos uma transferência para os Rangers. O time de White Hart Lance, por sua vez, também não deve causar muitos problemas para a venda do jogador.
Segundo o jornal "Mirror", Gomes poderia ser negociado por cerca de 3 milhões de libras (R$ 8 milhões) com o QPR. Além dele e dos outros brasileiros, Mark Hughes segue atento também ao mercado inglês. Wayne Bridge, do Manchester City, Samba, do Blackburn, Darren Bent e Andy Johson são alguns dos nomes na lista de Hughes

Felipe Melo marca, Galatasaray goleia e abre boa vantagem para o Fener

Time do volante brasileiro atropela o Karabukspor em casa

Por GLOBOESPORTE.COMIstambul, Turquia

Felipe Melo comemora gol do Galatasaray (Foto: Reprodução Youtube)Felipe Melo comemora gol do Galatasaray
(Foto: Reprodução Youtube)
Com direito a um gol do “pitbull” Felipe Melo, o Galatasaray goleou em casa o Karabukspor por 5 a 1, neste sábado, na abertura da 20ª rodada do Campeonato Turco. Com o resultado, a equipe de Istambul se isolou ainda mais na liderança, chegando aos 46 pontos e abrindo sete de vantagem para o arquirrival Fenerbahçe que, na segunda-feira, visita o Manisaspor.
Além de Felipe Melo, que deixou sua marca em cobrança de pênalti, o atacante tcheco Milan Baros, o sueco Elmander (duas vezes) e Baytar anotaram os gols do Galatasaray. Sarp descontou para os visitantes.

Vagner Love avisa ao Flamengo: ‘Não posso mais esperar’

Atacante lembra que janela europeia fecha no fim deste mês e diz que é hora de o Rubro-Negro decidir se tem interesse nele

Por Eduardo PeixotoRio de Janeiro

vagner love  atacante (Foto: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM) Love na saída do fórum ao lado dos advogados
(Foto: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM)
A vontade de Vagner Love é sabida: retornar ao Brasil e jogar no Flamengo. Porém, há quase um mês no Rio de Janeiro, o atacante teve nesta terça-feira o último compromisso que o impedia de retornar à Rússia – uma audiência na vara de família - e constatou que o calendário correu.
- Eles mandaram uma proposta dia 30 de dezembro e foi recusada. Depois disso passaram-se 18 dias e nada foi feito. O tempo passou. A janela europeia fecha em poucos dias (31 de janeiro) e tenho que retornar. Se o Flamengo realmente tiver interesse, que tome uma posição. Não posso mais esperar – declarou ao GLOBOESPORTE.COM.
O CSKA realiza pré-temporada na Espanha e Love deve embarcar para a Europa até o fim desta semana. O Flamengo ofereceu R$ 14,5 milhões parcelados em cinco anos e o clube russo classificou a proposta como "completamente inadequada".
- Oferecer isso para russo é complicado. Eles são ruços (durões, complicados). Foi, como eles disseram, inadequado - afirmou, rindo.
As notícias da tumultuada pré-temporada do Flamengo chegaram ao Artilheiro do Amor.
- É chato, complicado para o time porque tira a concentração.

Na entrevista coletiva que concedeu na última segunda-feira, a presidente Patricia Amorim disse que a transferência dependia do jogador. Love ficou surpreso e sorriu:
- De mim? O que posso fazer? Só se eu me comprar.

Ex-zagueiro Fernando Couto deixa o Braga para treinar equipe indiana

Português foi um dos convidados internacionais a participar da Premier League Soccer (PLS), um campeonato recém-criado

Por Agências de notíciasBraga, Portugal

O ex-zagueiro Fernando Couto, que defendeu a seleção portuguesa na Copa do Mundo de 2002 e atuou por clubes como Porto, Barcelona e Lazio, deixou a função de diretor do Braga para treinar um time de futebol de Calcutá ainda não definido.
- Sempre tive e nunca escondi a ambição de assumir um dia a carreira de treinador -declarou o ex-jogador em comunicado, publicado nesta terça-feira pela imprensa portuguesa.
Fernando Couto foi um dos convidados internacionais a participar da Premier League Soccer (PLS) da Índia, um campeonato recém-criado que começará oficialmente no dia 25 de fevereiro e será encerrado em 8 de abril.
Os técnicos selecionados, entre os quais estão os ingleses John Barnes e Colin Todd, serão distribuídos entre seis equipes ainda não definidas.
Cada um dos novos clubes conta a sua disposição com um orçamento de cerca de € 2 milhões e um máximo de quatro jogadores estrangeiros de renome, segundo os organizadores.
Fernando Couto, que terminou no ano passado o curso de nível quatro de treinador, considerou a mudança "um desafio enorme" e disse que pretende ajudar a colaborar para que o futebol na Índia tenha bases firmes.
O português agradeceu pelos dois "anos fantásticos" no Braga, com o qual presenciou vários sucessos históricos, como a final da Liga Europa, perdida para o Porto, e a participação inédita na fase de grupos da Liga dos Campeões, ambos os feitos alcançados na temporada passada

Porto empresta Fucile, e Santos libera Danilo para os portugueses

Peixe ainda não havia assinado liberação do lateral por conta de atraso em prestações. Uruguaio chega por empréstimo de um ano, sem custos

Por Gustavo SerbonchiniSantos, SP

montagem - Danilo e Fucile do Porto (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Danilo vai para o Porto, Fucile assina com o Peixe
Montagem: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Acabou a novela entre Santos e Porto. O lateral-direito Danilo, que havia sido negociado no meio do ano passado com o clube português, mas com a promessa de que seria "entregue" agora em janeiro, finalmente teve o atestado liberatório assinado pelo Santos.
Em troca, além do valor já pago pelo Porto, o Peixe recebe o lateral ambidestro Fucile, por empréstimo de um ano, sem custos para o clube paulista - o jogador foi titular do Uruguai na última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, quando "La Celeste" chegou às semifinais. Fucile tem 27 anos e estava no Porto desde 2006, depois de ser revelado pelo Liverpool, do Uruguai.
O Santos ainda não havia assinado a liberação de Danilo porque os portugueses demoraram para quitar a segunda parcela pela compra do jogador - o valor total é de 13 milhões de euros (cerca de R$ 29 milhões) -, situação que deixou os alvinegros descontentes.
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, disse que, mesmo com o problema entre os clubes, estava propenso a liberar Danilo, por conta da vontade do jogador, que expôs sua vontade de começar logo a jogar no time europeu.
O site oficial do Porto já soltou nota dizendo que o brasileiro foi relacionado para a próxima partida, frente ao Estoril, nesta quarta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Técnico do Porto minimiza desfalque de Hulk: 'O que vale é o coletivo'

Vitor Pereira diz que time está preparado para a ausência do brasileiro no duelo com o Estoril, que pode marcar a estreia de Danilo, ex-Santos

Por GLOBOESPORTE.COMPorto, Portugal

Vitor Pereira no comando do Porto (Foto: Getty Images)Vitor Pereira acredita que o time do Porto pode se
virar bem sem hulk (Foto: Getty Images)
Depois da saída de Falcao García, Hulk assumiu ainda mais o papel de grande protagonista do time do Porto nesta temporada. No entanto, o técnico Vitor Pereira não quer que o clube seja visto como dependente do atacante brasileiro. Por isso, na véspera do confronto com o Estoril, pela Taça da Liga, quando não irá contar com Hulk, machucado, o treinador fez questão de ressaltar que ele não fará tanta falta, por conta da força do elenco portista.
Pereira elogiou o adversário do confronto, mas disse que o Porto, com sua força coletiva, tem que fazer o dever de casa mesmo sem Hulk, que é considerado por ele uma espécie de "cereja do bolo" nos Dragões.
- Vamos encarar este jogo com total seriedade. O Estoril joga bom futebol e reflete a qualidade dos jogadores e treinadores que estão na segunda liga. Será um jogo tudo menos fácil. Destaco o coletivo que têm, que é muito forte. O Hulk tem um pequeno problema, mas não sei quanto tempo ele fica parado. É um grande jogador, mas o Porto tem valores coletivos - observou.
Sem Hulk, quem ganha mais espaço é outro brasileiro: o atacante Kleber. Ele ainda não sabe se vai ser titular contra o Estoril, mas promete fazer de tudo para o torcedor não sentir tanta saudade de seu companheiro e compatriota.
- O Hulk é muito importante para o Porto e sua lesão vai pesar, com certeza. Entretanto, apesar de sabermos o que ele representa dentro de campo, agora é um momento de superação e tenho certeza de que quem entrar dará conta do recado. Se eu tiver a chance de começar jogando, espero corresponder às expectativas de todos e fazer uma grande partida - comentou.
Danilo pode estrear
O polivalente Danilo, ex-Santos, pode fazer sua primeira partida com a camisa do Porto neste meio de semana. O jogador foi convocado pelo técnico para o confronto e segue apenas no aguardo da dcumentação e dos acertos burocráticos para entrar em campo. Por outro lado, Alex Sandro, Fucile e Guarín, machucados, não jogam, assim como Helton, poupado.
- Conto com o Danilo. Tem qualidade, talento, e pode acrescentar caraterísticas diversas à equipe. Está convocado e esperamos que possa ser utlizado - concluiu Pereira.

Marquinhos Cambalhota acerta volta ao futebol japonês

Maior artilheiro da história do Kashima Antlers, atacante retorna ao Japão para defender o Yokohama Marisno, onde foi campeão nacional em 2003

Por GLOBOESPORTE.COMYokohama, Japão

Cambalhota no treino do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Cambalhota em treino do Atlético-MG: jogador volta
ao Japão (Foto: Bruno Cantini / Site do Atlético-MG)
O atacante Marquinhos Cambalhota está de volta ao Japão. O jogador anunciou oficialmente seu retorno ao Yokohama Marinos, clube que já havia defendido e sido campeão japonês em 2003. Ídolo do Kashima Antlers por ser o maior artilheiro da história do clube, Marquinhos acerta novamente com futebol japonês, onde jogou de 2001 a 2011, e conquistou quatro títulos nacionais, uma Copa do Imperador e duas Supercopas do Japão.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o jogador aproveitou a oportunidade para esclarecer que não foi dispensado pelo Atlético Mineiro. Cambalhota teria acertado sua saída do clube amigavelmente, já que tinha a proposta do Yokohama Marinos em mãos desde novembro, quando o Campeonato Brasileiro ainda estava em andamento.
- Estou muito feliz por voltar ao futebol japonês e ao Yokohama Marinos, onde fui campeão. O clube me fez uma oferta irrecusável e tem a melhor estrutura do Japão atualmente. Espero conquistar novos títulos e aumentar ainda mais o meu prestígio no país. Tinha a proposta desde novembro, ainda com o Campeonato Brasileiro em andamento. Esperei o final da competição para conversar com a direção do Atlético e chegamos a um acordo para eu deixar o clube e acertar meu retorno para o Japão - afirmou.
Marquinhos lembrou que a grave e rara lesão que sofreu na coxa direita o impediu de render o que poderia pelo Atlético Mineiro. Ainda assim, ele agradeceu a confiança que a direção e a comissão técnica do clube sempre lhe deram, assim como frisou que o carinho que tem do povo japonês foi fundamental na sua escolha de retornar ao país.
- Agradeço muito ao Atlético Mineiro e a toda direção e comissão técnica do clube pela oportunidade que eles me deram. Infelizmente tive uma grave lesão que me impediu de atuar por mais vezes, mas isso faz parte do futebol. Deixei amigos no clube e desejo mais sorte para eles e para o Cuca nesta temporada. O enorme carinho do povo japonês pesou muito para que eu optasse por voltar. Lembro da minha despedida do Kashima Antlers quando os torcedores lotaram o aeroporto para manifestar seu carinho. Espero que a minha chegada ao Yokohama seja da mesma forma - observou.
O jogador está passando férias em Bataguassu, sua cidade natal, no Mato Grosso do Sul. Ele irá para o Japão no dia 22 deste mês. Sua apresentação oficial está marcada para o dia 24.

Técnico do Milan mantém confiança em Pato: 'Ele pode mais do que isso'

Massimiliano Allegri nega problemas entre brasileiro e Ibrahimovic e se diz tranquilo em relação ao futuro do atacante com uma 'sequência de jogos'

Por GLOBOESPORTE.COMMilão

Massimiliano Allegri durante coletiva do Milan em Dubai (Foto: Reuters)Massimiliano Allegri acredita em Pato para o
futuro do Milan (Foto: Reuters)
Não foi à toa que o Milan não concretizou a venda de Alexandre Pato para o PSG. É verdade que a vontade do jogador de ficar foi fundamental, mas o presidente Silvio Berlusconi e o técnico Massimiliano Allegri também têm plena confiança no futebol do jogador. Prova disso é que, mesmo após uma atuação abaixo da expectativa no clássico contra o Inter, ele segue com moral no time.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, Allegri destacou que Pato precisa de uma sequência de jogos para provar sua qualidade e ganhar um melhor entrosamento com Ibrahimovic.
- Não há nenhum problema entre Pato e Ibrahimovic. Eles só precisam se entrosar mais, o que vai acontecer com uma sequência de jogos. As vaias ao Pato não afetaram ele. Ele estava muito tranquilo e acredito que ele só precisa marcar um gol ou outro para retomar a confiança. Tenho certeza de que ele pode mais do que isso que mostrou no clássico - afirmou.
Além de Pato e Ibra, o Milan ainda vai poder contar com Inzaghi até o final da temporada. Pelo menos, é o que garante o empresário do experiente centroavante, Tullio Tinti.
- Interesse do PSG? Não sei de nada. Inzaghi vai ficar no Milan até o fim da temporada - cravou.
O Milan volta a campo pela Copa da Itália, neste meio de semana, contra o Novara. A equipe está em segundo lugar do Calcio e segue na luta pelo título com o Juventus.

Klose brinca com paixão italiana pelo futebol e se diz feliz com ida para Lazio

Goleador, que tem nove tentos em 17 partidas na Serie A, revela que um carteiro beijou seus pés logo após seus primeiros jogos na Itália

Por GLOBOESPORTE.COMRoma, Itália

Klose comemora gol do Lazio sobre o Catania (Foto: AP)Klose comemora gol do Lazio sobre o Catania
(Foto: AP)
Bem humorado, o atacante Miroslav Klose é só felicidade com sua transferência para o Lazio. A decisão do centroavante alemão em trocar o Bayern de Munique pelo clube italiano foi questionada por muitas pessoas, mas o jogador agora percebe que escolheu a opção correta. Não só por todo o sucesso que vem fazendo em campo, mas também pelo carinho recebido fora dele.
Em entrevista ao "Bilde" após a partida contra o Atalanta no último domingo, Klose relatou até um fato curioso para exemplificar essa paixão italiana pelo futebol.
- Vir para Roma foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Antes de vir para cá, nunca antes tinha visto um carteiro ajoelhar na minha porta e beijar meus pés. Isso aconteceu aqui. É incrível como os italianos são loucos pelo futebol - contou.
Contratado sem custo junto ao Bayern no início da temporada, Klose já tem nove gols em 17 jogos na Serie A durante a campanha - média de mais de um gol a cada duas partidas.

Henry pede desculpas por discussão com torcedor e não deve ser punido

Francês bateu boca com fã do Arsenal após derrota dos Gunners para o Swansea, no último domingo, mas não deve ser julgado pela Federação

Por GLOBOESPORTE.COMLondres

Henry discute com torcedor (Foto: Getty Images)Henry discute com torcedor após derrota para o
Swansea (Foto: Getty Images)
Da idolatria à discussão. Um torcedor do Arsenal irritou Thierry Henry, no último final de semana, após a derrota dos Gunners para o Swansea, por 3 a 2, no Liberty Stadium. O artilheiro liderou o grupo no momento de agradecer ao apoio da torcida após o jogo, mas acabou sendo surpreendido por xingamentos deste determinado fã e chegou a discutir com ele. Agora, de cabeça fria, o jogador pede desculpas e explica o que aconteceu exatamente.
Em entrevista ao jornal The Sun, Henry explica que ficou muito desapontado com a atitude deste torcedor, que ao invés de apoiar a dedicação da equipe, estava xingando o grupo.
- Fiquei chocado e desapontado com o que aconteceu no domingo. Não somente o resultado. No apito final de um jogo tão complicado, falei para o grupo ir aplaudir os torcedores. Quando chegamos lá, não entendi um deles xingando a equipe e o que fiz foi dizer a ele que precisamos de apoio e não de críticas - comentou.
O experiente centroavante, no entanto, entende que a forma como se portou acabou passando uma imagem nada digna da conduta que um jogador de futebol deve ter em campo.
- Meu sentimento estava correto, mas poderia ter sido melhor expressado. Então gostaria de pedir desculpas por ter usado uma linguagem inapropriada. Não quis ser malicioso ou ameaçador e sei que poderia ter passado as minhas intenções de forma mais tranquila - completou o jogador, que não foi denunciado oficialmente à FA e, por isso, não deve ser punido pelos dirigentes do futebol inglês.
Vindo de duas derrotas na Premier League, para Fulham e Swansea, o Arsenal recebe o Manchester United no próximo domingo, com uma ótima oportunidade para tentar dar a volta por cima e ainda vingar os 8 a 2 sofridos no primeiro turno, em Old Trafford.


Rooney ironiza Mancini no Twitter: 'Estava pedindo cartão vermelho?'

Criticado pelo técnico do City por reclamar do juiz do clássico pela FA Cup, atacante rebate com ironia ao ver italiano fazer o mesmo contra o Wigan

Por GLOBOESPORTE.COMManchester, Inglaterra

 Vincent Kompany leva o cartão vermelho na partida do Manchester City contra o United (Foto: AFP) Vincent Kompany leva o cartão vermelho na partida
entre City e United: início de polêmica (Foto: AFP)
Segue a troca de farpas entre Roberto Mancini, técnico do Manchester City, e Wayne Rooney, atacante do Manchester United. A rivalidade entre os clubes da cidade inglesa vem se tornando ainda maior nesta temporada, e agora ganhou uma pitada a mais de polêmica: as reclamações com a arbitragem.
Tudo começou no clássico entre as equipes pela Copa da Inglaterra. Logo aos 11 minutos de jogo, Kompany, do City, foi expulso após entrada dura em Nani. Na ocasião, Rooney gesticulou com as mãos, pedindo ao árbitro que desse o cartão ao adversário. Mancini não gostou e criticou Wayne na entrevista coletiva após a partida.
No entanto, no jogo contra o Liverpool, pela Copa da Liga Inglesa, na semana passada, e também na partida da última segunda-feira, contra o Wigan, pela Premier League, Mancini fez exatamente a mesma coisa em lances polêmicos onde os adversários mereciam ser expulsos. Contra os Reds, Gerrard o criticou, e no duelo mais recente, o próprio Rooney ironizou o italiano no Twitter.
- O Manchini (sic) estava pedindo cartão vermelho? - escreveu o camisa 10 do United.
Após o jogo diante do Wigan, na segunda-feira, Mancini foi questionado sobre as reclamações e afirmou que Rooney foi quem abriu o precedente para este tipo de comportamento.
- Eu fiz porque Rooney fez. É normal. Estou no banco, o juiz nem me vê direito. Quando você está perto do juiz, tem mais influência. Fazia isso quando era jogador, mas não quero mais falar sobre esta situação - afirmou.
O City lidera o Campeonato Inglês, com 51 pontos. O United vem logo atrás, com 48. No próximo fim de semana, os azuis enfrentam o Tottenham, em casa, enquanto os vermelhos vão a Londres enfrentar o Arsenal.

Paris Saint-Germain acerta compra de Tevez com o City, diz agência

Após desfecho do 'caso Pato', no entanto, imprensa europeia ainda trata assunto com cautela e aguarda o 'sim' do argentino para cravar informação

Por GLOBOESPORTE.COMParis

Tevez no treino (Foto: Getty Images)Tevez pode, enfim, ter seu destino anunciado em
breve (Foto: Getty Images)
Nem Milan, nem Inter de Milão. Foi o Paris Saint-Germain quem chegou a um acordo com o Manchester City para a contratação do atacante argentino Carlos Tevez. Depois de bater na trave na tentativa de tirar Alexandre Pato do Milan - em negócio que poderia fazer com que o argentino fosse para o Rossonero -, o clube não desistiu de contratar um reforço de peso para o seu ataque e foi recompensado. Nesta terça-feira, a equipe francesa teria fechado negócio com os ingleses e restaria "apenas" o jogador aceitar a proposta do PSG (justamente o que deu errado com Pato).
As informações são da agência de notícias AFP, que teria confirmado o desfecho da novela com fontes ligadas ao clube parisiense e ao seu proprietário, o fundo de investimento Qatar Sport Investment. O clube da capital estaria disposto a oferecer um contrato de três anos e meio ao argentino de 27 anos. O valor da transação não foi revelado, mas veículos de imprensa europeus informam que o PSG teria acertado a transferência de Carlitos em € 29 milhões (R$ 61 milhões).
Tevez também estava na mira do Milan, que chegou a enviar seu vice-presidente Adriano Galliani a Manchester na quinta-feira para fechar a contratação, que seria financiada com a venda do atacante brasileiro Alexandre Pato ao clube francês. No entanto, Pato se recusou a jogar na França e o presidente Silvio Berlusconi também vetou o negócio por acreditar no jogador.
Mas, como diz o ditado, "há males que vêm para o bem". Pelo menos, para a equipe de Paris. Como o brasileiro ficou no Milan, os italianos desistiram de contratar Tevez e abriram espaço para o próprio PSG investir no jogador do City, que era um alvo antigo do diretor esportivo do clube parisiense, o brasileiro Leonardo.
Após o fracasso da tentativa de contratar Pato, o dirigente teria retomado o contato com o argentino, afastado do Manchester City desde setembro por ter se negado a entrar em campo durante uma partida de Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. Agora, a expectativa é de que Tevez aceite a proposta de contrato oferecida pelo PSG e seja anunciado oficialmente. No entanto, para evitar vexames como o da quase contratação do atacante brasileiro, todos ainda tratam do assunto com muita cautela.
Quem fica de mãos abanando no meio de toda esta novela é o Inter de Milão, que ofereceu "somente" € 25 milhões (R$ 56 milhões) por Tevez e acabou ficando sem o jogador.

Capa de revista, Nenê entra na lista dos 20 maiores goleadores do PSG

Meia-atacante marcou duas vezes diante do Toulouse e chegou aos 31 gols com a camisa do líder do Campeonato Francês

Por GLOBOESPORTE.COMParis


Nenê na capa da revista France Football (Foto: Reprodução)Nenê na capa da revista France Football
Vivendo a melhor fase de sua carreira, Nenê escreve a cada jogo uma nova página na história do Paris Saint-Germain. No último sábado, o meia-atacante brasileiro balançou a rede duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Toulouse e alcançou duas importantes marcas. Além de assinalar o 50º gol do PSG na temporada, o camisa 10 ainda entrou na lista dos 20 maiores goleadores do clube francês, somando agora 31 tentos em jogos oficiais desde sua contratação junto ao Monaco, em julho de 2010.
- Estou muito feliz com essas duas importantes marcas, principalmente a de estar na lista dos 20 maiores artilheiros do PSG. Me disseram que estou a apenas um gol do (italiano) Marco Simone. Espero seguir fazendo muito gols para ajudar a equipe a conquistar títulos e, quem sabe, entrar no top 10 de seus goleadores - declarou Nenê.
Grande ídolo da torcida parisiense, mesmo após as contratações de astros como Javier Pastore, Jeremy Menez e Kevin Gameiro, o jogador revelado pelo Paulista de Jundiaí, e que defendeu também o Palmeiras e o Santos, está na capa da edição desta semana da “France Football”, principal revista esportiva do país.
Com a chamada “Nenê: a estrela é ele”, a publicação apresenta reportagem de três páginas em que detalha a importância do meia-atacante no time do técnico Carlo Ancelotti e no projeto do clube de voltar a conquistar o Campeonato Francês depois de 18 anos, além de brilhar no cenário europeu.
Copa da França na sexta
Líder isolado da Ligue 1 com 43 pontos, três à frente do Montpellier, o PSG volta a jogar pela competição apenas no dia 28, quando visita o Brest. Já na próxima sexta-feira, Nenê & Cia encaram fora de casa o modesto Sablé, da Quinta Divisão, no confronto único pela fase de 16 avos de final da Copa da França.

Ancelotti diz que Berbatov, Tevez, Torres e Cavani foram oferecidos

Técnico italiano do PSG diz que empresários querem levar jogadores para o clube: 'Aqui tem dinheiro, a cidade de Paris e um técnico com reputação'

Por GLOBOESPORTE.COMParis

Carlo Ancelotti apresentado no PSG ao lado de Leonardo (Foto: AP)Carlo Ancelotti e Leonardo: dupla responsável por
fortalecer o PSG (Foto: AP)
Se por um lado Alexandre Pato esnobou o Paris Saint-Germain, do outro há empresários de diversos grandes atacantes do futebol europeu querendo levar seus clientes para o mais novo grande clube rico do Velho Continente. Quem garante é o próprio treinador da equipe francesa, o italiano Carlo Ancelotti, ex-Milan. Segundo ele, a lista é bem grande e conta com nomes de peso.
Ancelotti diz que recebe diversas ligações de agentes de todo o mundo oferecendo seus jogadores para a equipe francesa diariamente. Em todas as posições, das mais diversas nacionalidades e, claro, com preços nada baixos. Por isso, é preciso calma antes de contratar.
- Recebi centenas de ligações de empresários oferecendo jogadores desde que assinei com o PSG. Eles me passaram nomes incríveis. Todos querem vir para cá. Temos a cidade de Paris, maravilhosa, dinheiro e um técnico com uma boa reputação - disse ao "La Gazzetta dello Sport".
O treinador não se escondeu atrás da famosa regra do sigilo imposta em muitas negociações no futebol mundial e revelou quais jogadores tiveram os nomes em sua mesa nas últimas semanas.
- Vocês querem os nomes? Então vou dizer os nomes que os agentes estão oferecendo, oficialmente ou não. Tevez, Torres, Berbatov, Pavlyuchenko, Cavani, Llorente... - disparou.
Apesar de tantas ofertas, o PSG ainda não anunciou nenhum reforço de peso neste mercado de inverno na Europa. O único contratado até agora foi o lateral Maxwell, ex-Barcelona.

Antes de clássico, Barcelona destaca importância de R10 para o clube

Xavi e Valdés dizem que craque mudou a história do hoje mundialmente admirado Barça, que passou 5 anos sem títulos antes da chegada do brasuca

Por Rafael MaranhãoDireto de Zurique, Suíça

Ronaldinho Gaucho e Messi no Barcelona (Foto: Reuters)Ronaldinho Gaucho e Messi no Barça. Argentino
diz que brasileiro foi importante para ele (Reuters)
Há sete anos, o Barcelona já era mais do que um clube, mas não exatamente um time. O famoso lema do Barça ("més que un club", no original, em catalão) soava mais como um grito de orgulho ferido pelos anos à sombra do maior rival do que como manifesto de um clube exemplo a ser seguido. Até o Barcelona ser salvo por um brasileiro. Nas palavras de jogadores, dirigentes e torcedores, o melhor time do mundo de hoje em dia não seria o que é não fosse por Ronaldinho Gaúcho. A dúvida é o que teria acontecido se ele continuasse por lá.
- Nós vínhamos numa sequência muito ruim, de muitos anos sem títulos. Ronaldinho foi muito importante para acabar com essa dinâmica negativa e trazer uma filosofia vencedora ao clube - disse o meia Xavi sobre Gaúcho antes do clássico contra o Real Madrid, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei.
Poucos têm tanta autoridade para falar sobre o Barcelona do que ele, recordista em partidas pelo clube (400) e um dos símbolos do time atual que encanta o mundo. Mas até a chegada de Ronaldinho, atualmente sem saber se continua ou não vestindo a camisa 10 do Flamengo, Xavi havia conquistado apenas um título (o Campeonato Espanhol, em 1999) em seis anos como profissional. No mesmo período, o arquirrival Real Madrid vencera duas Ligas dos Campeões, mais do que o Barça em toda a sua história até então, além de outras quatro taças. Além disso, aplicara um duro golpe nos barcelonistas ao tirar do Camp Nou o português Luís Figo. Ou seja, uma época na qual o Barcelona, diferentemente de hoje em dia, estava "acostumado" a perder para o Real Madrid.
A virada na história do Barcelona começa graças a outro jogador perdido para o Real Madrid. Joan Laporta, eleito presidente do clube catalão em 2003, sonhava com o inglês David Beckham, que acabou assinando com o rival. Para compensar, tirou Ronaldinho do Paris Saint-Germain, com a ajuda do então vice-presidente esportivo Sandro Rosell, hoje presidente do Barça.
Além de Ronaldinho, Laporta e Rosell foram buscar outros jogadores talentosos e experientes para o elenco comandado por um técnico com currículo pouco expressivo, o holandês Frank Rijkaard. Em 2004, chegaram o camaronês Samuel Eto'o, o sueco Henrik Larsson, o brasileiro Edmílson e o também brasileiro naturalizado português Deco.
- Assim como Ronaldinho, Deco, Eto'o e todos os outros que chegaram contribuíram com sua experiência para essa mudança de mentalidade - lembrou Xavi.
Desde o momento em que chegou ao Barça, ele mudou a história do clube"
Valdés, sobre Ronaldinho
Mas os grandes feitos daquela equipe, como ganhar a Liga dos Campeões em 2006 após 14 anos, estão associados diretamente a Ronaldinho. Ou Ronnie, como é conhecido pelos ex-companheiros e pelos torcedores do Barça.
- Desde o momento em que chegou ao Barça, ele mudou a história do clube. Estávamos há anos sem ganhar nada. Chegou Ronnie e ele ajudou, sendo líder daquela equipe, a conseguir outros títulos do Espanhol, Liga dos Campeões. Para mim, foi um companheiro espetacular, um craque em tudo - afirmou o goleiro Víctor Valdés, em entrevista ao SporTV durante a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
Imagem de baladeiro em segundo plano
Apesar da imagem associada a noitadas e das críticas ao comportamento do gaúcho fora de campo, Ronaldinho também teve papel fundamental nos primeiros anos de Lionel Messi como profissional. Ao lado de outros brasileiros do elenco, como Deco, o lateral-esquerdo Sylvinho e o volante Thiago Motta, o craque sempre deu atenção especial ao argentino, blindado para escapar de críticas nos momentos ruins da equipe.
ronaldinho chuta para marcar, Real Madrid 0 x 3 Barcelona, 19/11/2005 (Foto: Getty Images)Ronaldinho em ação contra o Real Madrid de Roberto Carlos em 2005 (Foto: Getty Images)
Ao contrário de hoje, o Barcelona do início do século passava longe de um exemplo a ser seguido no trabalho com jovens jogadores. Estava mais para um cemitério de talentos, sobretudo estrangeiros que sucumbiram à pressão e ao estilo de então treinador Louis van Gaal, como os argentinos Juan Román Riquelme e Javier Saviola e o português Simão Sabrosa. Nenhum deles tão talentoso quanto Messi, mas o atual melhor jogador do mundo tampouco precisou lidar com um clube desesperado por títulos como eles.
Boneco de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona (Foto: Reprodução )Ítens de Ronaldinho no Barcelona ainda são
vendidos na Catalunha (Foto: Reprodução )
- Messi hoje é o melhor, mas o Barça soube prepará-lo muito bem. Ele sempre esteve cercado por sua família e Rijkaard o protegeu, com os melhores à volta dele: Ronnie, Deco, Xavi... O time atual é uma evolução lógica de um clube que trabalha com a mesma base há anos, mas nós demos o primeiro passo para que isso acontecesse. A pressão era muito maior do que agora - disse, na Espanha, o francês Ludovic Giuly, que atuou no Barça entre 2004 e 2007.
Messi exalta Ronaldinho e Deco
Lionel Messi nunca escondeu a importância de Ronaldinho, e também Deco, para sua carreira. Quando subiu aos profissionais, o argentino escolheu usar o número 30 como forma de homenagear os brasileiros com a soma dos números das camisas de ambos, o 10 de "Ronnie" e o 20 de Deco.
- Eles foram dois amigos que me deram todo apoio dentro do clube - afirmou Messi, que, em recente entrevista, disse ainda manter contato com Ronaldinho.
- Nos falamos de vez em quando para saber como estão as coisas. É uma grande pessoa, que fez coisas muito importantes para o Barcelona.
É uma grande pessoa, que fez coisas muito importantes para o Barcelona"
Messi, sobre Ronaldinho
A frase talvez mais forte sobre Ronaldinho no Barcelona foi dita por Sandro Rosell ao jornal espanhol “El Mundo Deportivo” em 2007, três anos antes de assumir a presidência do clube e antes de Messi virar o número 1 do futebol mundial.
- Ronaldinho provavelmente foi o jogador mais importante da história do clube, porque ele, sozinho, foi capaz de mudar um ciclo.
Mas isso não bastou para evitar a saída do craque um ano depois. Uma despedida que não foi das mais amigáveis, a exemplo do que já acontecera a outros craques brasileiros no clube, como Romário, Ronaldo e Rivaldo. Durante a última temporada de Ronaldinho, a equipe sofreu com problemas extracampo e Rijkaard já não tinha mais controle sobre o elenco. Era preciso uma mudança radical e ela chegou com um treinador cuja experiência profissional resumia-se a uma temporada à frente do Barcelona B, Josep Guardiola.
Quando o técnico assumiu, em junho de 2008, declarou que Ronaldinho, Deco e Eto'o não faziam mais parte de seus planos. Os dois primeiros foram negociados, enquanto o terceiro acabou ficando no clube por mais uma temporada e conquistando a Liga dos Campeões. Ronaldinho seguiu para o Milan, sem fazer grande alarde ou se queixar publicamente de Pep Guardiola.
Nem tudo são flores
Em agosto de 2010, Ronaldinho reencontrou o Camp Nou pelo Milan num amistoso de pré-temporada. Foi ovacionado e reverenciado por torcedores e ex-companheiros, como o zagueiro Carles Puyol. Mas, por maior que fosse a admiração, havia a sensação de que se o brasileiro não estava ali com a camisa blaugrana era por culpa dele mesmo.
- Ronnie amava o Barça, mas não sei o que se passou em sua cabeça e no clube um ano depois de minha saída - afirmou Giuly.
Xavi parece saber. Nas palavras do meia catalão, há espaço para algumas farpas guardadas em meio aos agradecimentos. Sobretudo quando compara ao Barcelona pré-Guardiola à equipe atual.
- A chave do sucesso do nosso time é a presença dos jogadores da casa, que sempre mostram um grau de comprometimento maior pelo clube - disse Xavi.
Ronaldinho Gaúcho posa com o time do Barcelona (Foto: EFE)Ronaldinho Gaúcho, já no Milan, posa com o time do Barcelona em 2010 (Foto: EFE)

Psicólogo diz que Cristiano Ronaldo tem alergia a grandes partidas

Jornal português questiona eficiência do atacante em clássicos contra o Barça e justifica 'tese' com afirmação polêmica de especialista em psicologia esportiva

Por GLOBOESPORTE.COMLisboa

Cristiano Ronaldo lamenta eliminação do Real Madrid (Foto: AFP)Ronaldo recebe críticas em Portugal (Foto: AFP)
O Real Madrid receberá o Barcelona nesta quarta-feira, pela ida das oitavas de final da Copa do Rei, e a principal esperança de gols dos merengues é o português Cristiano Ronaldo. Mas segundo o jornal português "Diário de Notícias", CR7 não costuma ter boas atuações em clássicos contra o Barça. O diário procurou o psicólogo Jorge Silvério, especialista em psicologia do esporte, que tem a resposta:
- Ronaldo tem alergia a grandes jogos.
Segundo o "DN", como é conhecido em Portugal, o jogador já enfrentou o Barcelona em dez oportunidades, com seis derrotas, três empates e apenas uma vitória - na opinião dos portugueses, curiosamente a única vez em que brilhou, marcando o gol do título da Copa do Rei na temporada passada.
O técnico José Mourinho tenta proteger seu principal jogador. Nas duas últmas coletivas de imprensa se irritou com questionamentos sobre o desempenho do atacante e chegou a garantir que o jornalista que criticar o jogador terá problemas com o próprio Mourinho.

River Plate é o clube da Argentina com mais campeões do mundo

Hoje na segunda divisão, clube teve oito jogadores nas seleções de 1978 e 1986. Entre eles, o capitão do primeiro título, Daniel Passarella

Atualmente, o River Plate disputa a segunda divisão na Argentina. No entanto, o clube de Nuñez teve grande importância nos dois títulos da Copa do Mundo conquistados pela Argentina, em 1978 e 1986. Oito jogadores da equipe participaram das duas competições. Com isso, o River Plate é o clube que mais contribuiu para os triunfos da seleção alviceleste.
O museu do River Plate, que fica dentro do estádio Monumental de Nuñez, tem uma galeria especial em homenagem a estes oito jogadores, chamada "Millionarios en la Seleccion", em referência ao apelido do clube. Além de um painel com fotos, cada um é representado com um manequim vestido com o uniforme da seleção. Na base de cada boneco, um vídeo mostra seus lances pela equipe nacional, como mostrou o "Expresso do Esporte", em visita ao museu (assista à íntegra do programa acima).
FRAME - Manequins de camisa da Argentina representam campeões do mundo (Foto: Reprodução SporTV)Manequins de camisa da Argentina representam campeões do mundo (Foto: Reprodução SporTV)
Em 1978, no primeiro título da Argentina, que sediava a Copa do Mundo, o River Plate cedeu cinco jogadores, sendo o clube com mais representantes naquela equipe. O principal nome era o capitão da equipe, o zagueiro Daniel Passarella, hoje presidente do clube. Outro nome importante na conquista foi o atacante Luque, autor de quatro gols no torneio. O goleiro Fillol, o volante Alonso e o atacante Ortiz também participaram da campanha.
Na campanha do segundo título, em 1986, o River Plate teve três jogadores na Copa do Mundo do México, assim como o Independiente. Os 'milionários' eram o goleiro Pumpido, o zagueiro Ruggeri e o meia Enrique, todos titulares. Os dois primeiros, inclusive, nem sequer foram substituídos nas sete partidas da Argentina naquela campanha.
FRAME - Painel tem foto e carreira dos oito jogadores do River em 78 e 86 (Foto: Reprodução SporTV)Painel tem foto e carreira dos oito jogadores do River
em 78 e 86 (Foto: Reprodução SporTV)
Atualmente, o River não conta com jogadores na seleção. O último jogador convocado foi o goleiro Carrizo, para a disputa da Copa América de 2011, em julho do ano passado. O jogador segue no elenco, mas não foi mais chamado desde que Alejandro Sabella assumiu a equipe no lugar de Sergio Batista após o fracasso argentino na competição.
Neste momento, o River Plate está na segunda posição na série Nacional B, a segunda divisão da Argentina, com 33 pontos, e estaria de volta à elite na próxima temporada. O líder da competição, o Instituto, tem dois pontos a mais. O campeonato está paralisado e retorna em fevereiro.
Veja a relação completa de clubes argentinos:
ClubeJogadoresTotal
River PlateAlonso, Enrique, Fillol, Luque, Ortiz, Passarella, Pumpido e Ruggeri8
IndependienteBertoni, Bochini, Clausen, Ruben Galván, Giusti, Larrosa e Pagnanini7
HuracánArdilles, Baley e Houseman3
TalleresLuis Galván, Oviedo e Valencia3
Argentinos JuniorsBatista e Borghi2
Boca JuniorsOlarticoechea e Tapia2
Newell's Old BoysAlmirón e Gallego2
RacingKiller e Villa2
San LorenzoLavolpe e Olguin2
Deportivo EspañolBrown1
EstudiantesIslas1
Ferro Carril OesteGarré1
Vélez SarsfieldCuciuffo1

Bayern de Munique adverte Breno por comentários feitos no Twitter

Rummenigge, diretor-executivo do clube, diz que 'deu cartão amarelo' ao jogador e garante continuar apoiando o brasileiro em momento complicado

Por GLOBOESPORTE.COMMunique, Alemanha

Breno jogando pelo Bayern de Munique (Foto: Divulgação)Breno jogando pelo Bayern de Munique: defensor
não está satisfeito na Alemanha (Foto: Divulgação)
A repercussão dos comentários do zagueiro Breno em seu perfil no Twitter, na última segunda-feira, não foi nada positiva no Bayern de Munique. As reclamações do brasileiro sobre a falta de oportunidades no clube acabaram chegando aos ouvidos da diretoria, que, é claro, não gostou nada da postura do jogador e advertiu o zagueiro de forma oficial.
O diretor-executivo do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, concedeu entrevista coletiva nesta terça e falou sobre o assunto. Segundo ele, o zagueiro, de 22 anos, teve uma conduta inaceitável em seu microblog.
- O clube já mostrou como se sente sobre o jogador. Portanto, esperamos que ele não faça mais comentários como este no futuro - observou Rummenigge.
O dirigente usou ainda uma metáfora do futebol para explicar a situação.
- Isso foi um cartão amarelo. Espero que não aconteça mais nada parecido. Vamos continuar a apoiá-lo aqui - completou.
Segundo a imprensa alemã, o Bayern pagou €500.000 de fiança para tirar Breno da prisão e dar de volta ao brasileiro o seu passaporte após a polêmica envolvendo um incêndio em sua casa.

Bayern de Munique e Leverkusen disputam Berbatov, diz imprensa

Segundo tabloides ingleses, atacante búlgaro do Manchester United está procurando novos ares e cogita retornar à Alemanha

Por GLOBOESPORTE.COMLondres

Dimitar Berbatov banco Manchester United (Foto: Reuters)Berbatov amargando o banco do Manchester United
(Foto: Reuters)
Pouco aproveitado por Alex Ferguson nesta temporada no Manchester United (atuou em apenas oito jogos da equipe), o atacante Berbatov cogita retornar à Alemanha. Segundo a imprensa inglesa, o jogador búlgaro, de 31 anos, tem despertado o interesse de Bayern de Munique, atual líder do Campeonato Alemão, e Bayer Leverkusen, clube que projetou o atleta para o futebol europeu.
O tabloide "The Sun" revela que o United já foi contactado pelo Bayern de Munique, que está disposto a pagar € 8 milhões (R$ 18 milhões) pelo atacante. Por outro lado, o "Daily Mail" afirma que Berbatov e seus empresários viajaram à Alemanha na noite do último domingo para conversar com os diretores do Bayer Leverkusen.

'Estamos no grupo mais forte da Euro', diz atacante de Portugal

Hugo Almeida acredita na força e na qualidade de seus companheiros para seleção portuguesa fazer boa campanha na Eurocopa 2012

Por GLOBOESPORTE.COMIstambul

hugo almeida portugal (Foto: Agência Reuters)Hugo Almeida comemora gol em jogo de Portugal nas
eliminatórias da Euro 2012 (Foto: Agência Reuters)
Foram sorteados na última sexta-feira os grupos para a Eurocopa 2012, que será disputada na Ucrânia e Polônia. Portugal caiu no Grupo B, ao lado de Holanda, Dinamarca e Alemanha, no já chamado "grupo da morte". Para o atacante português Hugo Almeida, do Besiktas, esta é a chave mais forte da competição.
- Não tenho dúvidas de que estamos no grupo mais forte da Euro. Todas as seleções são fortíssimas, Alemanha e Holanda são potencias do futebol mundial e a Dinamarca já nos mostrou nas eliminatórias sua força. Vai ser um grupo de jogos muito equilibrados e isso só nos motiva a fazer um grande trabalho. Quem avançar nesta chave vai chegar com muita força na fase seguinte - analisou o jogador português.

O jogador, que constantemente tem recebido chances na seleção lusa, afirmou ainda que acredita na força e na qualidade de seus companheiros para Portugal fazer uma boa campanha no torneio de seleções europeias no ano quem.
- Sem dúvida eu acho que temos chances. Claro que não vai ser fácil, mas Portugal também é uma potência, uma das principais seleções do mundo e temos qualidade suficiente para bater de frente com qualquer uma destas equipes e avançar na competição -finalizou