quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Verão Espetacular

Saltos radicais, giros no ar e tombos:
ingredientes do motocross estilo livre

Pilotos Gilmar Flores, o 'Joaninha', Marcelo Simões e Henrique Balestrin, o 'Zóio', que vão participar da Copa Brasil, falam das quedas que já sofreram

Por Breno Dines e Igor ChristRio de Janeiro
joaninha motocross estilo  livre (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Joaninha a 15m do chão na Copa Brasil realizada
no ano passado (Foto: Fabio Minduim / Divulgação)
Saltos, giros no ar, adrenalina de sobra e, por que não, alguns tombos. Esses são alguns dos ingredientes que fazem parte do motocross estilo livre. Para subir nas motos, encarar as rampas e chegar a 15 metros de altura, os pilotos não precisam só de coragem. Antes de se tornar um profissional e arrancar aplausos do público, o competidor enfrenta uma boa dose de treino para poder realizar as manobras radicais.
Mesmo com os riscos, os pilotos lembram da segurança que existe em uma competição. Para subir na moto, eles usam capacete, joelheira, cinto abdominal, bota, luva, colete e óculos de proteção. Pentacampeão da Copa Brasil, que será realizada neste fim de semana, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, Gilmar Flores, o "Joaninha", se considera um sortudo. Aos 31 anos, nove deles dedicados ao estilo livre, o piloto diz que sofreu poucos acidentes, sem grandes consequências.
- Tombo feio mesmo eu nunca levei, mas já caí algumas vezes em campeonatos, treinos e shows. Sou bem regular na hora de saltar. Além de um pouco de sorte, eu também me preocupo em cair de forma correta e fazer uma espécie de rolamento para não levar pancada em alguma parte do corpo. Isso sem falar dos equipamentos que são obrigatórios nos eventos - disse Joaninha.
Vice-campeão das últimas três edições da Copa Brasil, o paulista Marcelo Simões conhece bem a dor de uma queda. O piloto, que coleciona fraturas pelo corpo, afirma que deixou de participar de eventos importantes por causa das lesões.
Marcelo Simões motocross (Foto: Rafael Barato )Marcelo Simões, tri-vice da Copa Brasil, arrisca mais uma manobra radical (Foto: Rafael Barato / Divulgação )
- Eu quebrei a canela em três lugares e também fraturei o pé. Teve uma queda em que fraturei a clavícula, três costelas e a escápula. Eu vinha fazendo o backflip (mortal para trás) desde 2010, até que um dia eu errei a manobra e rompi os ligamentos cruzados dos dois joelhos. Depois disso, parei de fazer essa manobra. No X-Fighters Brasil do ano passado, acabei perdendo a vaga na seletiva para o Joaninha depois de sofrer uma queda - contou Marcelo.
Zoio motocross no Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Russio / GLOBOESPORTE.COM)Henrique Balestrin, o Zóio, é uma das promessas
do motocross estilo livre (Foto: Marcelo Russio)
Aos 19 anos, Henrique Balestrin, o "Zóio", é apontado como uma das promessas do estilo livre. O piloto de Sinop-MT, que pertence à mesma equipe de Joaninha e participa de competições há três anos, diz que levou um susto ao se machucar durante um treino há quase dois meses.
- Saltei de uma rampa em sequência, bati o dedo no câmbio da moto e ela entrou em neutra. Eu me joguei de uma altura de quase cinco metros e caí feio de costas. Me machuquei, mas não fraturei nada. Já tinha caído assim outra vez, mas consegui sair sem nada grave.

A Copa Brasil de Motocross Estilo Livre é uma das atrações do Verão Espetacular. No sábado, acontecem as eliminatórias da competição, às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. No domingo, os pilotos classificados voltam para a final, que será exibida pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário