segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Judo

Seleção brasileira de judô participa do Mundial Masters no Cazaquistão

País terá 14 representantes na competição que reúne os 16 melhores atletas do ranking mundial de cada categoria e acontece no fim de semana (14 e 15)

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Judô Tiago Camilo Grand Slam Toquio contra Masashi Nishiyama (Foto: AFP)Tiago Camilo no Grand Slam de Tóquio (Foto: AFP)
O Brasil tem tradição no judô em Olimpíadas. São 15 medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e dez de bronze. De olho nos Jogos de Londres-2012, a seleção brasileira embarcou para Almaty, no Cazaquistão, para disputar o Mundial Masters no próximo fim de semana, 14 e 15 de janeiro. A competição reúne os 16 melhores judocas no ranking mundial de cada categoria, e o país será representado por 14 atletas (8 homens e 6 mulheres) em 12 dos 14 pesos.
No masculino, o Brasil terá nos tatames os campeões mundiais Tiago Camilo (até 90kg) e Luciano Correa (até 100kg), além de Felipe Kitadai (até 60kg), Leandro Cunha (até 66kg), Bruno Mendonça (até 73kg), Hugo Pessanha (até 90kg), Rafael Silva (+100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). Apesar de ser apenas o 17º colocado no ranking dos meio-pesados, Luciano Correa ganhou a chance de participar por causa da desistência do russo Tagir Khaibulaev (5º lugar). Já Leandro Guilheiro, segundo entre os meio-médios, não compete porque os pontos válidos no torneio não influenciam em sua luta por uma vaga em Londres.
No feminino, seis atletas representam o Brasil: Sarah Menezes (até 48kg), Erika Miranda (até 52kg), Rafaela Silva (até 57kg), Mariana Silva (até 63kg), Mayra Aguiar (até 78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Depois das Olimpíadas e do Campeonato Mundial, o torneio Masters é a competição que mais vale pontos no ranking. POr isso, o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, ressalta a importância do evento.
- Trata-se, sem dúvida, de uma das competições mais fortes do mundo, já que apenas os melhores atletas estão presentes. Mas é também uma das melhores para se conquistar pontos para o ranking mundial. Uma vitória na primeira rodada já garante 80 pontos, quase o mesmo do que o vencedor de uma etapa de Copa do Mundo, que precisa lutar cinco vezes para ser campeão - disse Ney Wilson.
Militares judo Hugo Pessanha (Foto: Wagner Meier / Photocamera)Hugo Pessanha nos Jogos Militares
(Foto: Wagner Meier / Photocamera)
Medalha de bronze no Grand Slam de Moscou no ano passado, Hugo Pessanha lamentou a reta final de 2011, mas se mostrou otimista para o Masters do Cazaquistão:
- O fim da temporada 2011 não foi muito proveitoso para mim, com muitas viagens, fuso horário, o cansaço acabou batendo. A estratégia principal agora é não pensar no ranking, é confiar nos meus treinamentos, no trabalho que venho fazendo e manter o foco, assim os resultados surgem por si só. Ainda estou na briga e com a confiança em alta - disse Pessanha.
Hoje, o Brasil tem 22 atletas com chances de ir aos Jogos Olímpicos, em 13 categorias. E Maria Portela (até 70 kg), 20ª colocada no ranking, estaria classificada por estar na cota continental. Apenas Brasil, França, Japão e Coreia do Sul, além do país sede, a Inglaterra, contam com representantes em todas as categorias do judô.
- Restam apenas poucos eventos válidos para a classificação olímpica e agora é um jogo de xadrez na busca por pontos que levem a Londres - finalizou Ney Wilson.
A competição terá transmissão do SporTV e do SporTV 2, sábado e domingo, a partir das 9h (horário de Brasília).
Confira a lista de atletas que disputarão o Masters e a colocação no ranking mundial:
Masculino
- Felipe Kitadai (60kg/16º ranking)
- Leandro Cunha (66kg/7º ranking)
- Bruno Mendonça (73kg/14º ranking)
- Tiago Camilo (90kg/4º ranking)
- Hugo Pessanha (90kg/10º ranking)
- Luciano Correa (100kg, 17º ranking)
- Rafael Silva (+100kg/6º ranking)
- Daniel Hernandes (+100kg/10º ranking)
Feminino
- Sarah Menezes (48kg/3ª ranking)
- Erika Miranda (52kg/6ª ranking)
- Rafaela Silva (57kg/7ª ranking)
- Mariana Silva (63kg/16ª ranking)
- Mayra Aguiar (78kg/4ª ranking)
- Maria Suelen Altheman (+78kg/10ª ranking)

Nenhum comentário:

Postar um comentário