terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MMA

Cris Cyborg apela contra suspensão de um ano por doping na Califórnia

Lutadora alega ter imaginado que o suplemento alimentar que ela estava usando estava dentro das especificações permitidas pelo Strikeforce

Por SporTV.comSan Diego, EUA
A brasileira Cris Cyborg decidiu na última segunda-feira recorrer da suspensão junto à Comissão Atlética da Califórnia, que regulamentava o combate, válido pelo Strikeforce. Ela foi suspensa por um ano acusada de ter usado substâncias proibidas durante a preparação para a luta contra a japonesa Hiroko Yamanaka, em 17 de dezembro de 2011. O teste antidoping apontou a presença do metabólito Stanzolol, um esteroide sintético derivado da testosterona.
Cris Cyborg, lutadora de MMA (Foto: Ideraldo Gomes / Globoesporte.com)Cris Cyborg pediu revisão da pena de um ano por doping (Foto: Ideraldo Gomes / Globoesporte.com)
Em sua argumentação de defesa, Cris Cyborg se desculpa pelo ocorrido e alega ter feito uso de um suplemento alimentar para auxiliá-la a perder peso, já que estava com dificuldade de atingir o limite da categoria. A brasileira afirma ter achado que os componentes do suplemento estavam dentro das regras da Comissão Atlética. Na carta enviada à Comissão, Cyborg pede para ser ouvida por um grupo de sete comissários da entidade.
O empresário da lutadora garantiu que o suplemento foi dado por um membro de total confiança da equipe de Cyborg, e afirma que todos os suplementos ingeridos pela lutadora estão sendo revistos. Na Califórnia, mais de 20 atletas flagrados pelo exame antidoping alegaram em suas defesas que a origem das substâncias proibidas estava em suplementos alimentares, mas nenhum deles teve a pena reduzida pela Comissão Atlética do estado.
Ronda Rousey (Foto: Getty Images)Ronda Rousey fez fortes críticas à brasileira após o
anúncio do doping nos EUA (Foto: Getty Images)
Uma das maiores críticas de Cris Cyborg é a americana Ronda Rousey, que era tida como a provável próxima adversária da brasileira na disputa do título dos pesos pena do Strikeforce.
- Ninguém chega ao ponto em que ela chegou, com aquela estrutura óssea facial, sem utilizar hormônios ou esteróides há muito tempo. Mesmo que seus testes não apresentassem alterações, eu duvido que ela estivesse limpa. Tenho certeza de que ela mudaria seu coquetel de suplementos para mascarar o exame - disse Rousey à revista "Sports Illustrated", questionando toda a carreira de Cris Cyborg.
O futuro da brasileira não parece muito animador. Dana White, presidente do UFC, que recentemente comprou o Strikeforce, disse que Cyborg perderá seu cinturão, e que a categoria de peso dos penas será desfeita. A companhia ainda não anunciou oficialmente nenhuma destas duas ações. Cyborg esteve presente no UFC Rio, no último sábado, mas não conversou com os executivos do UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário