LIGA DOS CAMPEÕES E LIGA EUROPA.


City e United encaram pedreiras no primeiro mata-mata

Eliminados da Liga dos Campeões, Citizens encaram Porto, atual campeão. Já os Red Devils terão pela frente o Ajax

Por GLOBOESPORTE.COMNyon, Suíça
Vinda da Liga dos Campeões, a dupla de Manchester terá pedreiras na primeira fase de mata-mata da Liga Europa: o City enfrenta o Porto, atual campeão, enquanto o United terá pela frente o Ajax, também vindo da principal competição continental. O sorteio foi feito nesta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça.
sorteio da Liga Europa  (Foto: AFP)Sorteio da Liga Europa foi ruim para City e United, que encaram Porto e Ajax, respectivamente (AFP)
Pela colocação no ranking, City e United terão o direito de jogar a segunda partida em casa.
Outro duelo interessante coloca frente a frente o Atlético de Madri, dos brasileiros Diego, Filipe Luis e Paulo Assunção, contra o Lazio de Hernanes e André Luis. Os espanhóis decidirão em casa.
Os confrontos de ida são em 16 de fevereiro, e os de volta no dia 23. A final da Liga Europa será realizada em Bucareste, na Romênia, dia 9 de maio.
Também foram definidos os emparelhamentos dos duelos da próxima fase. Caso o Porto saia vencedor do duelo com o City, encara quem passar entre Legia Varsóvia, da Polônia, e o Sporting Lisboa. Já os Red Devils terão pela frente Athletic Bilbao ou Lokomotiv Moscou se passarem à etapa seguinte.

Veja todos os duelos da primeira fase de mata-mata da Liga Europa:
 Manchester City x Porto
Manchester United x Ajax
PAOK x Udinese
Standard Liège x Wisla Cracóvia
PSV x Trabzonspor
Sporting Lisboa x Légia Varsóvia
Besiktas x Braga
Athletic Bilbao x Lokomotiv Moscou
Metalist x RB Salzburg
Brugge x Hannover
Atlético de Madri x Lazio
Schalke x Viktoria Plzen
Twente x Steaua Bucareste
Anderlecht x AZ Alkmaar
Valencia x Stoke City
Olympiacos x Rubin

Di Natale marca, Udinese garante empate e avança à próxima fase

Atacante faz o gol da equipe no 1 a 1 com o Celtic e time garante vaga. Atlético de Madri vence e passa como líder no Grupo I

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COMUdine, Itália
Di Natale voltou a salvar a Udinese. Com um gol do atacante, o time italiano arrancou um empate em 1 a 1 com o Celtic nesta quinta-feira, em casa, e garantiu uma das vagas do Grupo I à próxima fase da Liga Europa. O outro classificado da chave é o Atlético de Madrid, que confirmou a liderança ao golear o Rennes por 3 a 1 na capital espanhola.
A definição dos confrontos da fase mata-mata da Liga Europa acontece sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon (Suíça). Também entram na disputa os times saídos da fase de grupos da Liga dos Campeões, como Manchester United e o City. O sorteio acontece às 9h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo.
Di Natale (Foto: AFP)Di Natale comemora o gol que garantiu o empate e o Udinese na próxima fase da Liga Europa ( AFP)
Os espanhóis passam na liderança com 13 pontos, enquanto o Udinese - que divide a liderança do Italiano com o Juventus - passou com nove. O Celtic terminou com seis, e o Rennes, com apenas três.
Os escoceses dependiam de uma vitória para poder ter chance de eliminar os italianos nos critérios de desempate. E foi o Celtic que abriu o placar aos 29 minutos, com Hooper. Ele errou o primeiro cruzamento rasteiro de Samaras, mas a bola foi parar nos seus pés depois de uma confusão na área, e ele não falhou.
Mas Di Natale, em belo chute, deixou tudo igual aos 45 minutos, pouco antes do intervalo. Na etapa final, os donos da casa tiveram boas chances e chegaram a acertar a trave - entretanto, o empate permaneceu, e a equipe avançou à outra fase.
No Vicente Calderón, o Atlético teve três brasileiros em campo: Diego, Paulo Assunção e Filipe Luis. O primeiro gol saiu dos pés do colombiano Falcao García, cobrando pênalti, enquanto Dominguez e Arda Turan completaram. Mandjek descontou para os franceses.
Empate classifica Brugge e Braga
Pelo Grupo H, Brugge e Braga ficaram no 1 a 1, na casa do primeiro, e passaram juntos, com 11 pontos, à próxima fase. Os belgas, no entanto, acabaram na liderança pelo confronto direto, primeiro critério de desempate.
O terceiro lugar ficou com o Birmingham, que fez 1 a 0 no Maribor, da Eslovênia, e chegou aos dez pontos. Os eslovenos ficaram na lanterna, com apenas um.
Vleminckx Club Bruges x braga  (Foto: EFE)Vleminckx (direita) chuta para fazer o gol do Brugge
sobre o Braga. Empate garante ambos (EFE)
Como o confronto direto é o primeiro critério de desempate, o Braga se classificaria em caso de igualdade de pontos com os ingleses. Por outro lado, se fosse o Brugge o time com o mesmo número de pontos, o Birmingham seria o classificado.
Precisando de pelo menos um empate para não ter que depender de outros resultados, o time belga abriu o marcador aos quatro minutos da etapa complementar com Vleminckx, que aproveitou falha de Douglão para chutar no canto esquerdo e marcar o primeiro do time belga.
Mas o time português deixou tudo igual aos 19, com o brasileiro Ewerton, que desviou chute de Hugo Viana e empatou o jogo. No fim da partida, os jogadores do Braga cercaram o árbitro porque queriam mais tempo de acréscimos para tentar chegar à vitória - e, consequentemente, à liderança.
Pelo Grupo G, AZ e Metallist avançam
O Metalist, da Ucrânia, e o AZ Alkmaar, da Holanda, são as equipes classificados do Grupo G. As duas equipes ficaram no 1 a 1, na casa do segundo.
A equipe ucraniana, que teve em campo o atacante brasileiro Edmar, somou 14 pontos e já tinha garantida a liderança. Os holandeses fizeram oito e superaram o Áustria Viena - que ganhou do Malmö, da Suécia, por 2 a 0, no saldo de gols. Na lanterna, os suecos fizeram apenas um ponto.
O AZ foi surpreendido aos 37 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Shelayev desviou e Devic completou para a rede. Menos de um minuto depois, Reijnen rolou para a direita e Maher bateu no canto esquerdo do goleiro Goryainov.
Com o empate na Holanda, o Áustria Viena precisava golear o Malmö por pelo menos seis gols de diferença, na capital austríaca. Faltaram quatro, já que a rede balançou apenas duas vezes.
Aos 17 minutos do segundo tempo, após chute de Liendl, a bola desviou em Ranégie e morreu no canto esquerdo. Aos 35, Barazite foi acionado por Junuzovic e ampliou.


Rubin Kazan empata e acaba com sonho de classificação do Tottenham

Russos ficam no 1 a 1 com o PAOK e avançam à próxima fase, ao lado dos gregos. Com reservas, ingleses goleiam, mas resultado não é suficiente

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COMDublin, Irlanda
Acabou o sonho do Tottenham na Liga Europa. Apesar de ter vencido o Shamrock Rovers por 4 a 0, na casa do rival, a equipe não garantiu uma das duas vagas do Grupo A à próxima fase da competição. PAOK e Rubin Kazan, que empataram em 1 a 1 na Grécia, foram os classificados.
Os gregos avançam na liderança da chave, com 12 pontos, enquanto os russos passam com 11. O Tottenham ficou com dez, e os irlandeses do Shamrock foram os lanternas, sem pontuar.
A definição dos confrontos da fase mata-mata da Liga Europa acontece sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon (Suíça). Também entram na disputa os times saídos da fase de grupos da Liga dos Campeões, como Manchester United e o City. O sorteio acontece às 9h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo.
Pablo Garcia e Cristian Noboa, PAOK Saloniki x Rubin Kazan (Foto: AP)Pablo Garcia, do PAOK (dir.), disputa a bola com Noboa, do Rubin. As duas equipes passaram de fase (AP)
Os Spurs precisavam de uma vitória por cinco gols de diferença, e que os russos perdessem para o PAOK. Nos 45 minutos iniciais das duas partidas, a situação era bem favorável: na Grécia, o goleiro Ryzhikov, do Rubin, foi expulso aos 12 minutos do primeiro tempo, e Vieirinha, cobrando pênalti, abriu o placar.
Andros Townsend, Shamrock Rovers x Tottenham H. (Foto: Reuters)Townsend celebra um dos gols do Tottenham. Time
venceu, mas combinação não foi favorável (Reuters)
Na Irlanda, o Tottenham foi a campo com um time repleto de reservas - o técnico Harry Redknapp levou apenas quatro jogadores para o banco, entre eles o goleiro Gomes. Mesmo assim, a equipe terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0, com gols de Pienaar, Townsend e Defoe.
Mas a situação ficou complicada quando o Rubin conseguiu o empate, aos três da etapa final, por meio do paraguaio Haedo Valdez. Os gregos até tentaram chegar ao segundo gol, mas o jogo acabou empatado. O Tottenham ainda marcou o quarto com Kane faltando dois minutos para o fim, mas a equipe acabou eliiminada.
No Grupo B, Standard Liège avança invicto
Atual vice-campeão belga, o Standard Liège ganhou do Copenhague por 1 a 0, fora de casa, e passou como líder do Grupo B. O time, que já tinha garantido a primeira posição antes de a rodada começar, venceu com gol de Batshuayi.
Os belgas ficaram com 14 pontos - três à frente do Hannover, que superou o Vorska Poltava, da Ucrânia, por 3 a 1. Os dinamarqueses pararam com cinco, e os ucranianos acabaram na lanterna, com dois.
Ex-Santos, Marcelo é capitão na vitória do classificado PSV
Já classificado com a primeira posição do Grupo C, o PSV Eidhoven optou por poupar alguns titulares, entre eles o atacante Ola Toivonen, capitão do time, mas mesmo assim se manteve invicto na Liga Europa ao vencer o Rapid Bucareste por 2 a 1, no Philips Stadion.
Marcelo, PSV Eindhoven x Rapid Bucuresti (Foto: Reuters)Ex-Santos, Marcelo (no alto) foi o capitão na vitória
do PSV, já classificado, sobre o Rapid (Reuters)
Com a ausência de Toivonen, a braçadeira ficou com o zagueiro Marcelo, revelado pelo Santos. O time visitante também contou com atletas brasileiros: o defensor Marcos Antônio e o atacante Cássio.
Os gols dos holandeses saíram apenas na segunda etapa, num intervalo de quatro minutos. Aos 30, Manolev, que havia acabado de entrar, fez 1 a 0 com um chute de fora da área; aos 34, o próprio Manolev fez toda a jogada, e Matavz tocou para a meta vazia. Já nos acréscimos, aos 46, Pancu descontou.
Ao final das seis rodadas, o PSV somou 16 pontos, sete a mais que o Legia Varsóvia, outro que entrou em campo com a vaga assegurada. Os poloneses perderam para o Hapoel Tel Aviv por 2 a 0, em Israel, e terminaram com nove pontos. O Hapoel teve sete, e o Rapid, três.

Milionário PSG sofre, bate Athletic,
mas é eliminado na fase de grupos

Brasileiro Nenê perde pênalti a dez minutos do fim, franceses reagem, mas veem RB Salzburg, da Áustria, ficar com a vaga após vitória na Eslováquia

Por GLOBOESPORTE.COMParis
O “novo” Paris Saint-Germain já é famoso na Europa por suas cifras. Contratações milionárias como a de Javier Pastore, ou o sonho de trazer nomes como Carlos Tevez e David Beckham colocaram o clube francês em um patamar que ele provou ainda não estar. Nesta quarta-feira, com muitas de suas estrelas em campo, a equipe derrotou o Athletic Bilbao, por 4 a 2, no Parque dos Príncipes, mas acabou eliminada na última rodada do Grupo F da Liga Europa 2011/2012. O sorteio da fase mata-mata acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 9h (de Brasília), e terá transmissão do GLOBOESPORTE.COM.
Pastore, PSG x Athletic Bilbao (Foto: Reuters)Grande estrela da companhia, Pastore fez o primeiro gol do eliminado Paris Saint-Germain (Foto: Reuters)
Tudo por conta da vitória também do RB Salzburg, de virada, sobre o lanterna Slovan Bratislava, na Eslováquia, por 3 a 2. Franceses e austríacos terminaram a chave empatados com dez pontos cada, mas a vantagem ficou com o time do brasileiro Alan, ex-Fluminense, graças ao confronto direto. Já classificados, os espanhóis encerram em primeiro, com 13.
Pressionado por um bom resultado, o PSG foi a campo com os seus titulares e deixou a partida bem movimentada. Jogando em casa, a equipe do dirigente brasileiro Leonardo saiu atrás no placar logo aos três minutos. Após escanteio, Aurtenetxe subiu mais que a zaga rival e escorou para as redes.
Virada do PSG
Os mandantes reagiram ainda no primeiro tempo. Aos 21, Pastore aproveitou passe de cabeça e, livre, completou. A virada veio com Bodmer, aos 40, também aproveitando escanteio. A cabeçada encobriu o goleiro Raúl.
Lugano, PSG x Athletic Bilbao (Foto: Reuters)Lugano foi titular pelo Paris Saint-Germain (Reuters)
Àquela altura classificado, pois Slovan e Salzburg empatavam, o PSG voltou do intervalo sonolento e acabou punido. Aos dez minutos, David López acertou um chutaço de fora da área, sem chances para Douchez, e voltou a complicar a vida dos franceses. Praticamente ao mesmo tempo, os austríacos faziam o terceiro gol na Eslováquia.
O tempo passou e os donos da casa só foram acordar a dez minutos do fim. San José colocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou pênalti. O brasileiro Nenê se encarregou da cobrança e mandou para longe, por cima.
Para sua sorte, Íñìgo Pérez acertou um carrinho contra o próprio patrimônio logo em seguida, aos 39, em cruzamento de Erding. Aos 44, Hoarau, em pênalti sofrido por Nenê, definiu a vitória, insuficiente para que os torcedores pudessem sair sorrindo do Parque dos Príncipes. Resta tentar a glória na França.

Lazio bate reservas do Sporting e se garante na próxima fase

Com brasileiro Hernanes entre os titulares, equipe italiana vence sem dificuldade e acompanha portugueses na etapa seguinte

Por GLOBOESPORTE.COMRoma
O Lazio fez seu papel e se garantiu na próxima fase da Liga Europa. Jogando no Estádio Olímpico de Roma, a equipe italiana superou o time reserva do Sporting Lisboa por 2 a 0 e ficou com a segunda vaga do Grupo D à etapa seguinte - a outra é dos portugueses.
Sculli, Lazio x Sporting (Foto: Reuters)Sculli comemora o segundo gol do Lazio sobre o Sporting. Italianos avançam na Liga Europa (Reuters)
A liderança já tinha sido garantida pelo Sporting, que terminou com 12 pontos. A Lazio acabou com nove e foi beneficiada pela derrota de 2 a 0 do Vaslui para o Zurique, na casa do adversário. Os romenos, que estacionaram nos seis, precisavam de uma vitória para avançar, pois levavam vantagem nos critérios de desempate. A equipe suíça terminou na lanterna, com cinco.
Hernanes, Lazio x Sporting (Foto: AP)Hernanes foi titular do Lazio no triunfo que deu vaga
à equipe. Rival no mata-mata sai de sorteio (AP)
Por conta da classificação antecipada, o time português foi a campo com diversos reservas - entre eles o goleiro brasileiro Marcelo Boeck, ex-Internacional. No Lazio, o treinador Edy Reja escalou força máxima, com Hernanes entre os titulares e André Dias no banco.
A equipe italiana dominou as ações, mas só marcou o primeiro gol aos 42 minutos do primeiro tempo, com Kozak. O jogador aproveitou cruzamento de Lulic e subiu sem marcação para, de cabeça, mandar a bola ao fundo das redes.
O Lazio ampliou aos nove minutos da etapa final. Após passe de Diakhté, Sculli recebeu sozinho, em posição duvidosa, e só teve o trabalho de tocar na saída de Marcelo Boeck.
- Muitos achavam que era difícil, alguns chegaram a dizer que era quase impossível, mas sempre vi a classificação como possível e estava esperançoso, pois sabia que podíamos vencer e que o Vaslui tinha um jogo complicado fora de casa - comentou Hernanes após a partida.
Lazio e Sporting esperam agora a definição dos seus adversários na etapa de mata-mata, em Nyon, sede da Uefa. Também entram na disputa os times saídos da fase de grupos da Liga dos Campeões, como Manchester United e o City. O sorteio acontece às 9h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo.
- Conseguimos a vaga e daqui pra frente acredito que será uma nova etapa, pois a competição ganha uma importância ainda maior. Nosso objetivo é chegar o mais longe possível - destacou o ex-meia do São Paulo.

Com gol nos acréscimos, Fulham empata e está eliminado

Ingleses se classificavam até os 45 do segundo tempo, mas empataram com Odense em 2 a 2 e deram vaga ao Wisla, da Polônia

Por GLOBOESPORTE.COMLondres
A torcida do Fulham vai dormir irritada nesta quarta-feira. Os ingleses venciam o Odense e estavam garantindo uma das vagas do Grupo K à próxima fase da Liga Europa, mas levaram um gol aos 48 minutos do segundo tempo e empataram em 2 a 2 com os dinamarqueses - resultado que eliminou o time graças à vitória do Wisla Cracóvia sobre o Twente por 2 a 1.
Djiby Fall marca gol do Odense sobre o Fulham (Foto: AP)Fall supera a defesa do Fulham e marcar o gol de empate do Odense, que elimina ingleses (AP)
Com isso, os representantes ingleses na próxima etapa por enquanto serão Stoke, United e City - os dois clubes de Manchester vêm da Liga dos Campeões. O Tottenham tem chances no Grupo A, mas precisa de uma combinação de resultados.
A liderança da chave acaba nas mãos do Twente mesmo com a derrota para o Wisla. Os holandeses fecham a fase de grupos com 13 pontos, contra nove do Wisla. O Fulham fica com oito, e o Odense é o lanterna, com quatro.
Dempsey abriu o placar para o Fulham aos 27 minutos de jogo. Kerim Frei cruzou, Zamora ajeitou e o americano chutou no canto esquerdo do goleiro.
Aos 31, Frei ampliou em jogada sozinho com o goleiro Wessels, após bela jogada de Dembele pela direita. Andreasen descontou para os dinamarqueses aos 19 da etapa final.
Quando a torcida já comemorava nas arquibancadas de Craven Cottage, veio o desastre. Após uma bola perdida no campo de ataque, Ruud veio em velocidade e cruzou para Fall, que marcou de cabeça e "derrubou" o time do Fulham.
Schalke vence e ajuda Steaua Bucareste
Em Israel, o Schalke ganhou do Maccabi Haifa por 3 a 0 e consolidou a liderança do Grupo J. De quebra, os alemães ainda garantiram a vaga do Steaua Bucareste, que bateu por 3 a 1 o AEK Larnaca, do Chipre, diante de sua torcida.
O time alemão termina a fase de grupos com 14 pontos, e o Steaua passa com oito. O Maccabi estaciona nos seis, e o AEK acaba na lanterna, com cinco.
Buljat, contra, fez o primeiro dos alemães, aos sete minutos. Os outros dois saíram nos minutos finais da partida: primeiro dos pés do romeno Marica, aos 39, e com Wiegel, que fez seu primeiro gol com a camisa do Schalke nos acréscimos.
Já o Steaua garantiu a classificação com gols de Nikolic, duas vezes, e Rusescu, de pênalti. Pintado descontou para os cipriotas.
Anderlecht confirma liderança com goleada

Fernando Canesin e Maicon, Anderlecht x Lokomotiv Moscow (Foto: AP)Ex-Flu, Maicon (dir.), do Lokomotiv, disputa a bola
com o também brasuca Fernando, do Anderlecht (AP)
Na Bélgica, o Anderlecht confirmou a melhor campanha de toda a fase de grupos da Liga Europa - seis vitórias em igual número de jogos - superando o Lokomotiv Moscou por 5 a 3 diante de sua torcida.
Ignatiev abriu o placar para os russos - que tiveram o atacante Maicon, ex-Fluminense. Mas Kljestan, o também brasuca Fernando, Wasilewski, Suárez e Gillet garantiram a virada belga. Sychev fez os outros dois dos russos.
O Anderlecht termina com 100% de aproveitamento e 18 pontos, enquanto o Lokomotiv fica com a segunda vaga do grupo, com 12 - perdeu as duas contra os belgas. O AEK Atenas venceu o Sturm Graz por 3 a 1, na Áustria, e terminou em terceiro, com três pontos e dando a lanterna para o rival nos critérios de desempate.

Real e Barça se dão bem nas oitavas; Arsenal e Milan duelam

Confrontos de ida acontecem em fevereiro, e os de volta, no mês de março. Outro duelo de destaque é Chelsea x Napoli

Por GLOBOESPORTE.COMNyon, Suíça
Real Madrid e Barcelona, principais favoritos ao título da Liga dos Campeões, foram beneficiados no sorteio das oitavas, realizado nesta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Atuais campeões, os catalães encaram o Bayer Leverkusen, enquanto o time merengue pega o CSKA Moscou. Já Milan e Arsenal farão o confronto mais equilibrado.
sorteio da Liga dos Campeões  (Foto: Reuters)Uefa sorteou nesta sexta-feira os duelos das oitavas da Liga. Arsenal e Milan é o mais equilibrado (Reuters)
Os Gunners acabaram sendo os principais prejudicados, já que pegaram o segundo colocado mais forte - os italianos ficaram atrás do Barcelona no Grupo H. Outro duelo interessante é entre Chelsea e Napoli, com o segundo jogo sendo disputado em Stamford Bridge, em Londres.


O ex-jogador alemão Paul Breitner foi o encarregado de sortear os duelos. Ele representou o Bayern de Munique, já que a cidade alemã receberá a decisão desta edição do torneio, dia 19 de maio. Se chegarem à final, os Bávaros disputarão a final em casa - o último time a fazer isso foi o Roma, na edição de 1984.
Os jogos de ida das oitavas serão disputados nos dias 14, 15, 21 e 22 de fevereiro, enquanto os de volta acontecem em 6, 7, 13 e 14 de março. Os campeões na fase de grupos jogarão em casa a segunda partida.
O sorteio dos próximos confrontos acontece no dia 16 de março.
Confira o calendário dos confrontos das oitavas da Liga dos Campeões:
Jogos de ida
14/02
Lyon x Apoel
Bayer x Barcelona
15/02
Milan x Arsenal
Zenit x Benfica
21/02
Napoli x Chelsea
CSKA Moscou x Real Madrid
22/02
Basel x Bayern de Munique
Olympique x Inter de Milão
Jogos de volta
6/03
Arsenal x Milan
Benfica x Zenit
7/03
Apoel x Lyon
Barcelona x Bayer
13/03
Bayern de Munique x Basel
Inter de Milão x Olympique
14/03
Chelsea x Napoli
Real Madrid x CSKA Moscou

‘Enfraquecido’, futebol italiano é a maioria nas oitavas da Champions

Em quarto no ranking de coeficiente da Uefa entre clubes, país emplaca
Milan, Inter de Milão e Napoli na próxima fase. City e United decepcionam

Por GLOBOESPORTE.COMMilão, Itália
Primeiro lugar Segundo lugar
Bayern de Munique, Inter de Milão, Benfica, Real Madrid, Chelsea, Arsenal, Apoel e Barcelona Napoli, CSKA, Basel, Lyon, Bayer Leverkusen, Olympique de Marselha, Zenit e Milan
Nos anos 90 não seria surpresa alguma, mas o fato de a Itália ter emplacado três clubes – e sendo maioria – nas oitavas de final da Liga dos Campeões foi um dos fatores que mais despertaram a atenção entre os 16 classificados para o sorteio do próximo dia 16 de dezembro, em Nyon, cidade-sede da Uefa, na Suíça. Quarto colocado no ranking de coeficiente da Uefa, o país será representado por Inter de Milão, Milan e Napoli.
Comandado por Claudio Ranieri, o Internazionale avançou em primeiro no Grupo B, considerado um dos mais fáceis – além do CSKA, segundo classificado, estavam o campeão francês Lille e o Trabzonspor, convidado para o lugar de Fenerbahçe, que foi punido por um escândalo de manipulação de resultados. E sem contar em alguns confrontos com o meia holandês Wesley Sneijder, lesionado, e o uruguaio Diego Forlán, que somente agora está liberado para ser inscrito.
montagem pazzini ibrahimovic cavani  (Foto: Getty Images)Pazzini, Ibrahimovic e Cavani dão esperanças de dias melhores aos italianos (Foto: Getty Images)
A equipe dos brasileiros Julio César, Maicon, Jonathan, Lúcio, Thiago Motta e Philippe Coutinho poderá enfrentar cinco times na primeira fase mata-mata, já que obrigatoriamente os líderes pegam os vice-líderes, com a restrição apenas para equipes do mesmo país. As opções dos nerazzurri são Basel, Lyon, Bayer Leverkusen, Olympique de Marselha e Zenit (veja na tabela acima os potes).
Milan e Napoli passaram como vice-líderes de suas respectivas chaves, mas têm motivos a comemorar. O ex-time de Diego Maradona caiu no Grupo A, apontado como o “Grupo da Morte”, com Bayern de Munique, Manchester City e Villarreal. Cavani, Lavezzi & Cia. surpreenderam e eliminaram os ingleses com um empate fora de casa e vitória no San Paolo. A vida do Rubro-Negro, no entanto, foi apenas um pouco mais tranqüila: Thiago Silva, Robinho e Pato perderam para o Barcelona, mas ficaram com sobras à frente dos modestos Viktoria Plzen e BATE Borisov.
As campanhas decepcionantes nos últimos quatro anos colocaram o Campeonato Italiano em quarto plano no Velho Continente. A partir da atual temporada, a competição levará apenas três equipes para a Liga dos Campeões, sendo duas diretamente para fase de grupos – o Udinese foi eliminado pelo Arsenal, em agosto, na fase pré. Para recuperar o posto roubado pela Alemanha, a Itália precisará tirar uma diferença de quase 13 mil pontos no coeficiente da Uefa (70.019 a 57.695). Além, é claro, de abrir o olho pela aproximação de França (53.011) e Portugal (52.346).
Times de Manchester decepcionam
Rooney - Basel x Manchester United (Foto: Getty Images)Jogadores do Manchester United não acreditam em
eliminação na Liga dos Campeões (Getty Images)
Quem pode perder o primeiro posto ainda em 2011/2012 é a Inglaterra. Grandes apostas para o ano, o atual vice-campeão Manchester United e o milionário Manchester City foram precocemente eliminados na última quarta-feira e disputarão a Liga Europa, competição na qual também podem avançar e assim minimizar o prejuízo. Os únicos remanescentes da Terra da Rainha foram o Chelsea (Grupo E) e o Arsenal (Grupo F). Ambos passaram em primeiro em suas chaves.
Apesar de também ter dois representantes, a Espanha pinta novamente como favorita ao título por contar com Barcelona, atual campeão, e Real Madrid, semifinalista da última edição e um dos melhores times da atualidade. Dentre as surpresas, destacam-se o Apoel, do Chipre, e o Zenit, da Rússia, que tiraram Shakhtar e Porto no Grupo G, e o Basel, da Suíça, responsável por eliminar o Manchester United.