quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Não Chorre

Sem direito de errar: Jade recebe missão de garantir Brasil em Londres

Georgette Vidor diz que principal ginasta da equipe pode fazer a diferença. Atleta, no entanto, ressalta importância do conjunto

Por Cahê MotaEspecial para o GLOBOESPORTE.COM em Londres, Inglaterra
jade barbosa equipe ginástica   (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Jade Barbosa é a principal esperança brasileira
(Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Um dos maiores talentos da história brasileira na ginástica, Jade Barbosa não tem no equilíbrio emocional sua principal virtude, principalmente em momentos de pressão. Entretanto, chegou a hora de essa carioca de 20 anos mostrar que cresceu e deixou para trás o choro constante que a marcou no início da carreira. O momento para isso? O Pré-Olímpico desta quarta-feira, na North Greenwich Arena, em Londres, que vale vaga para os Jogos que serão disputados na própria capital inglesa, entre julho e agosto.

Principal nome da equipe que se exibe a partir das 17h45m (de Brasília) em busca de uma das quatro vagas restantes, Jade entrará no ginásio pressionada a fazer a diferença para seu país. E quem colocou esse peso em suas costas foi justamente Georgette Vidor, chefe da delegação brasileira.

- A Jade está muito melhor. Agora, depende da cabeça dela. Ela está muito tensa. E eu botei o peso para ela mesmo. Falei que é ela quem tem que puxar a equipe. É tudo ou nada. Eu falei: “Ou você leva essa equipe para as Olimpíadas, ou vai sozinha e vai ficar chorando lá” (risos). Ela pode fazer 55 pontos. Então, é preciso ter essa responsabilidade mesmo. Tem que aprender isso.
A equipe não sou só eu, né? Cada um tem que fazer sua parte. Não adianta eu acertar 100% e as meninas errarem tudo, ou o contrário"
Jade Barbosa
As palavras da comandante pegaram Jade de surpresa. De bate-pronto, porém, ela rebateu e amenizou a pressão lembrando que a disputa é coletiva.

- A equipe não sou só eu, né? Cada um tem que fazer sua parte. Não adianta eu acertar 100% e as meninas errarem tudo, ou o contrário. É um conjunto. Cada uma está preparada para fazer o melhor na hora.

Adrian Gomes, Daiane dos Santos, Bruna Leal, Daniele Hypolito, Ethiene Franco e Priscila Cobello formam a equipe brasileira ao lado de Jade, que ressaltou a importância da parte psicológica para que o Brasil não deixe escapar a classificação.

- O psicológico é o mais importante. Não adianta estar com a ginástica boa e na hora não estar preparada. Tudo muda. Um passo, um segundo muda nossa vida. Temos que estar fortes física e psicologicamente.
jade barbosa ginástica flamengo (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)Jade encara a pressão, mas lembra: 'A equipe não sou só eu, né?' (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)
Mesmo que não seja feliz na missão desta quarta-feira, porém, o Brasil já tem uma vaga garantida em Londres-2012. Favorita absoluta para herdá-la, principalmente pelo desempenho em alto nível no salto, Jade falou da possibilidade de ser a única ginasta brasileira nos Jogos - e não se entusiasmou com a ideia.

- É muito ruim ir para as Olimpíadas sozinha. É uma coisa que eu não quero que aconteça. Somos uma equipe. A equipe do Brasil pode conseguir.

A confiança na classificação, inclusive, está nítida na atleta brasileira. Tanto que Jade falou da importância de a seletiva ser realizada na sede dos Jogos, para que os competidores não se impressionem tanto daqui a seis meses:

- O Pré-Olímpico ser aqui é bom até mesmo para os Jogos. Já passamos a conhecer. Não vai ser como Pequim, aonde chegamos e pensamos: “Caraca, que ginásio imenso”.

A ginástica será disputada entre os dias 30 de julho e 7 de agosto nos Jogos de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário