quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UFC

Nutricionista dos astros do MMA diz que mundo verá 'melhor Vitor Belfort'

Mike Dolce fala sobre sua Dolce Diet, as semelhanças com a Dieta Gracie e sobre seus clientes brasileiros: Belfort, Thiago Alves e Luiz 'Banha' Cané

Por SporTV.comRio de Janeiro
Entre o grupo de treinadores que Vitor Belfort trouxe para ajudá-lo no UFC 142, no próximo sábado, está um nutricionista que é um dos nomes mais badalados do MMA no momento: o americano Mike Dolce. Criador da Dolce Diet (Dieta Dolce), o técnico já atendeu centenas de artistas marciais mistos, mais de 60 deles com passagens pelo Ultimate, e está expandindo os negócios para trabalhar inclusive com atores de Hollywood. Poucos recebem o atendimento personalizado que o carioca está tendo às vésperas de enfrentar Anthony Johnson, e Dolce promete que o amigo e cliente vai dar show na Arena da Barra.
- Este é o melhor Vitor que o mundo já viu. Acho que o Vitor é o melhor peso-médio e o melhor lutador de MMA no mundo neste momento. O que ele faz é inacreditável. Todos sabemos que sua trocação é excelente. Seu jiu-jítsu é fenomenal. Mas o que está surpreendendo todo mundo é seu wrestling, está incrível. Ele está lutando como um wrestler americano, muito bom. Está em ótima forma. Mal posso esperar, apenas vejam - afirmou Dolce, em entrevista exclusiva ao SPORTV.COM.
Mike Dolce e Vitor Belfort após o UFC 133, em agosto de 2011 (Foto: Divulgação)Segundo Mike Dolce (E), Vitor Belfort está pronto para a pesagem do UFC Rio, na sexta (Foto: Divulgação)
Normalmente, os atletas do MMA passam por uma semana extenuante às vésperas de suas lutas, tentando cortar peso para bater os limites de suas categorias. Isso não acontece com os clientes de Dolce, que enchem a boca para elogiar seus métodos. O próprio Belfort, que tinha 10kg para perder no início da semana, está pronto para a pesagem, sem abrir mão de suas seis refeições diárias, apenas com pequenas mudanças no seu regime. Segundo Dolce, sua dieta é baseada em alimentos naturais, os chamados "whole foods", sem produtos processados e refinados ou suplementos alimentícios, e isso faz a diferença.
- São nutrientes criados na terra. Comida da terra alimenta o corpo. Não acredito em suplementos - sem drogas, sem pó, sem pílulas, não são necessárias. Deus deu todos os nutrientes que precisamos no planeta, naturais - explicou.
A dieta tem semelhanças com a famosa Dieta Gracie, criada por Carlos Gracie e seguida rigorosamente pelo clã criador do jiu-jítsu brasileiro. Dolce começou a praticar artes marciais com um deles, Renzo Gracie, há 10 anos, e apesar de ter começado a formular sua dieta ainda antes de conhecê-lo, é um admirador do regime da família.
- Eu adoro a dieta Gracie porque ela também é só comida natural, nós dividimos o mesmo princípio. Minha proporção de comidas para cada refeição é a minha diferença para a dieta Gracie. Sou amigo de muitos membros da família Gracie, ainda treino com eles, são meus irmãos. Mas aqui no Brasil, é a casa do MMA e dos Gracie, então estou aprendendo muito, todos os dias e todos os minutos - contou.
Descoberta como treinador no 'TUF'
Mike Dolce, treinador e nutricionista do Vitor Belfort (Foto: Ivan Raupp/Globoesporte.com)O nutricionista se alimenta durante treino de Belfort
no Rio (Foto: Ivan Raupp/Globoesporte.com)
Pouco depois de começar a treinar com Renzo, Dolce notou que tinha menos dificuldade para manter sua forma e perder peso que seus companheiros de luta e começou a dividir sua dieta. Apesar de um retrospecto pífio nos ringues - atualmente tem cinco vitórias e 10 derrotas - o lutador conseguiu uma vaga na sétima temporada do reality show "The Ultimate Fighter", onde rapidamente impressionou o então campeão dos pesos-meio-pesados Quinton "Rampage" Jackson, treinador de uma das equipes do programa. Jackson logo o recrutou para ser um dos técnicos dentro do próprio show e, após o final das gravações, para trabalhar pessoalmente com ele.
Foi a grande chance de Dolce, que depois de Rampage atendeu nomes como Chael Sonnen, Michael Bisping, Gray Maynard, Chris Leben e Jake Ellenberger, entre outros. Em 2011, ele lançou um livro e passou a ser requisitado tanto por pessoas comuns quanto por celebridades do cinema.
- Esta é a beleza da Dolce Diet, é para todo mundo. A mesma dieta que o Vitor come, a Joana come e seus filhos comem. A única diferença é para cortar o peso para competição. Neste momento, dez dias antes, a dieta muda para o Vitor, para o corte de peso. Antes disso, a dieta é para todos: para avós, bebês, mulheres grávidas, atletas... Eu trabalho com muitos atores de Hollywood e agora estou trabalhando com um jogador do New York Yankees (time de beisebol dos EUA), mas não tão pessoalmente quanto no MMA - explicou o treinador, que limitou sua lista de clientes diretos para dez pela falta de tempo.
Assista a vídeos de lutas
Thiago Alves, lutador brasileiro do UFC (Foto: Divulgação/UFC)Para Dolce, Thiago Alves poderia lutar em categoria
mais leve (Foto: Divulgação/UFC)
Entre esses dez, estão mais dois brasileiros: o meio-médio Thiago Alves e Luiz "Banha" Cané, que está deixando a divisão meio-pesado, de até 93kg, para competir na categoria médio, até 84kg. Antes de trabalhar com Dolce, Alves teve problemas para cortar peso para suas lutas e muito se especulou sobre se o cearense não deveria lutar como peso-médio. Para o nutricionista, porém, o "Pitbull" poderia até descer mais uma categoria.
- Thiago pode mover para peso-médio ou para peso-leve. Ele pode competir com sucesso em todas essas três categorias. Nosso objetivo agora é que ele seja campeão mundial entre os meio-médios. Depois disso, decidimos se ele sobe para médio ou desce para leve - disse Dolce, que negou que Alves tenha tido problemas para bater o peso em sua última luta, no UFC 138, contra Papy Abedi. - Ele bateu o peso fácil. O problema foi que as balanças estavam erradas. Na nossa escala, ele bateu o peso certinho. Na pesagem, a escala deles disse que estávamos errados. Cinco outros lutadores - Chris Leben, Mark Muñoz, Cyrille Diabate, Renan Barão e mais outro tiveram o mesmo problema que o Thiago. Fomos para o camarim, ele usou o banheiro - o que é muito raro para uma pesagem, usar o banheiro - e 20 minutos depois, bateu o peso, sem problemas.
Já Cané estará no seu lugar certo como peso-médio, na opinião do treinador.
- Ele era um peso-meio-pesado muito bom, mas era muito pequeno! Ele tinha 96kg, lutando contra caras de 113kg! Agora no peso-médio, ele vai ser um monstro - muito esbelto, muito rápido, e ainda com muita força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário