UFC COMBATE


Luta entre Cain Velásquez e Antônio Pezão não deve mais acontecer

Duelo de pesos-pesados estaria agendado para o UFC 146, que deve acontecer em Atlanta, no mês de abril. Seria a estreia do brasileiro no evento

Por SporTV.comRio de Janeiro
UFC Cain Velásquez e Antônio Pezão. (Foto: Reprodução)Luta entre Cain Velásquez e Antônio Pezão não deve
mais acontecer no UFC 146 (Foto: Reprodução)
A esperada luta de estreia do peso-pesado brasileiro Antônio Pezão no UFC contra o americano Cain Velásquez não acontecerá no UFC 146, agendado para o mês de abril na cidade de Atlanta nos EUA, segundo o site "MMA Junkie". Esta seria a estreia de Pezão na organização, após um longo período de sucesso atuando no Strikeforce.
Pezão ainda pode fazer sua estreia no UFC no evento de Atlanta, mas seu adversário não foi determinado, uma vez que Velásquez ainda não pode confirmar estar apto a participar do evento. O brasileiro vem de uma derrota na semifinal do Grand Prix do Strikeforce diante do americano Daniel Cormier. Essa derrota acabou com uma série de três vitórias, sendo a mais representativa a obtida diante do russo Fedor Emelianenko por nocaute técnico, determinado por interrupção dos médicos

Sensível, Vitor Belfort abre o coração e fala sobre família e vitória no UFC Rio

No bairro onde foi criado, lutador é assediado por fãs, vibra com o crescimento do MMA e emociona a mãe, que enfim conseguiu sorrir no seu aniversário

Por Amanda Kestelman e Carol Barcellos Rio de Janeiro
Quando foi campeão do UFC aos 19 anos, Vitor Belfort recebeu o apelido de ''Phenom'', o Fenômeno. Hoje, aos 34 anos, com seu nome consolidado na história do MMA e com enorme importância no crescimento do esporte no Brasil, o lutador viveu uma manhã especial na orla do Leblon, especificamente no Posto 11. Foi ali que ele foi criado, e sonhou que um dia ia se tornar um dos melhores lutadores do mundo em um esporte que, anos atrás, ainda era marginalizado no seu país. Dias depois da vitória sobre Anthony Johnson no UFC Rio, Belfort, que mora em Las Vegas, foi abordado por crianças, adultos e até senhoras. Todos o parabenizaram pela bela exibição na Arena da Barra.
- Foi aqui que passei minha infância e fui criado. Lembro de ficar sentado aqui, sonhando em um dia morar nos Estados Unidos, lutar no UFC e ser campeão do mundo - lembrou Vitor.
Um dos sonhos de sua lista foi realizado no último sábado, quando derrotou o rival americano diante de 15 mil brasileiros que fizeram a Arena da Barra tremer ao gritar seu nome. Após o sentimento de euforia e redenção nos braços de seu povo, Vitor, que se denomina um leão faminto no octógono, se transformou em um cordeiro, segundo suas próprias palavras. E ao colocar a fotografia da irmã Priscila, desaparecida há oito anos, em seu corner, ele mostrou que certas lesões e feridas jamais conseguem ser curadas.
- Não deve ter nada mais feliz do que um pai poder reencontrar um filho. Quando você perde pai ou mãe você vira órfão. Mas quando perde um filho não tem nome para isso. É uma dor sem tamanho. Hoje, como pai, tenho ainda mais noção - disse o lutador, sem esconder as lágrimas.
Justamente no sábado, sua mãe, dona Jovita, completou 58 anos. Segundo ela, os últimos oito aniversários foram marcados por dor, diante da proximidade com a data do desaparecimento da filha. Mas, desta vez, o filho mudou o sentimento para sempre.
- O Vitor mudou minha história. Há oito anos sofro nesta data. Todo aniversário é horrível. Depois de oito anos com muito sofrimento, consegui ter um aniversário feliz. Foi coroado de felicidade.
Além do lado sensível, Vitor Belfort se revelou um chefe de família exemplar, colocando sempre em primeiro plano os três filhos e sua musa, Joana Prado, a quem classifica como seu maior alicerce. O ''Phenom'' também falou do crescimento do Ultimate, revelou não temer lesões graves ou problemas com a perda de peso e confessou estar empolgado para a revanche diante de Wanderlei Silva.
Confira abaixo a entrevista com Belfort:
Você se preocupa as possíveis sequelas que pode ter por causa do esporte?
Outro dia eu estava vendo um filme sobre a vida do Muhammad Ali e pensei nisso. Quando você toma muita pancada na cabeça e o juiz não interfere, você começa a criar pequenas lesões no seu cérebro. No UFC são diversas regras, você não pode chutar adversários no chão, por exemplo. As lesões não te dão sequelas a longo prazo. São mais hematomas, cortes...
Você, como lutador, tem conciência disso. Mas como fica a sua família? Não é difícil assistir suas lutas?
A minha esposa já está acostumada. Meus filhos também vivem minha vida. Eles assistem, fazem parte, praticam, vão ao meu treino e entendem o esporte. A arte marcial tem uma coisa muito bacana: começa sempre com respeito físico e moral. Essa sempre foi a ética do samurai. As crianças entendem, não ficam felizes quando perco. Mas o importante é compreender que não dá para controlar nenhum resultado na vida. O grande lance é entender que posso controlar o que acredito, o que treinei e pratiquei. A minha atitude mediante o resultado. Às vezes você perde porque o outro atleta foi melhor, outras vezes porque ele deu sorte. O importante é estar focado no objetivo. Trabalhar e fazer com honra e dignidade.
Como você trabalha para ter esse controle em uma luta como a de sábado?
No meu caso existia uma pressão muito grande. Estar lutando no Rio pela primeira vez, transmissão na TV aberta, a chance de vencer no Brasil. O outro atleta não foi profissional e não bateu o peso... Muita gente não sabe, mas eu podia não ter aceitado a luta e ganho o dinheiro mesmo assim. Só que eu sou um cara profissional. Eu costumo dizer que, se eu honro Deus e honro a minha família, também vou sempre honrar meu ''boss'', que é meu chefe. Falei para ele que achava um desrespeito, que não gostei. Mas nunca ia deixar ninguém sem esse clássico. Quando eu estava entrando naquela arena, vi as pessoas gritando meu nome na hora que ele me pegava. E depois teve o grito de ''o campeão voltou''. Dias depois, vejo as pessoas me aplaudindo. Como vale viver com dignidade! Essa é minha motivação.
Vitor Belfort durante entrevista na praia (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Vitor Belfort contou como funciona a perde de peso
(Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
Quanto você já ganhou de peso dois dias depois da luta?
Meu peso normal é 95, 96 quilos. Eu estava na luta com 93 quilos. Na pesagem bati 84. Eu desidrato. Meu corpo é muito hidratado, eu bebo de seis a dez litros de água por dia. Então eu coloco muita água no meu corpo para quando desidratar não correr nenhum risco de saúde. É um trabalho de nutrição. O grande lance é você inserir alimentos ricos e nutricionais para o corpo. Você é uma máquina e precisa de produtos de alta qualidade. Eu desidrato como se fosse uma esponja molhada que seca. Quando saio da balança, já começo a hidratação. Perco dez quilos em uma semana. Recupero os dez em seis horas.
Depois da luta, da pressão da balança, como você chuta o balde?
Quando você não pode, sempre dá vontade. Mas existe um limite para isso. Não precisa ter desejo o tempo todo. Ainda não fui na churrascaria, nem comi o cheeseburguer que eu gosto. Mas está nos planos. Já comi pizza e nhoque (risos). Depois da luta comi uma pizza, mas a Joana come mais que eu (risos). É única coisa que a gente briga. Uma vez, a nossa empregada fez um filé e eu dividi, pegando o maior para mim. Ela comeu e pediu mais. Quando soube que acabou, brigou comigo. Me chamou de egoísta. Foi engraçado.
Alguém da sua família já te pediu para largar o esporte?
Não. Mas a Joana fica falando que preciso começar a pensar no futuro. Faço parte do presente, fiz parte do passado e ainda estou surfando nessa onda.
Aquela derrota para o Anderson Silva se tornou uma motivação?
Tudo é uma motivação. A derrota serve como aprendizado. A diferença entre o inteligente e o sábio é que o inteligente aprende com seu próprio erro, o sábio aprende com o erro dos outros. Tenho que aprender com meus erros e com os acertos do Anderson. Na época, ele era o campeão e em Las Vegas todo mundo gritava o meu nome. Quando eu entrei e quando eu saí.
E os seus próximos desafios? Você já lutou no Rio sabendo qual seria sua próxima luta...
A próxima luta vai ser contra o Wanderlei. Vou realizar o sonho de participar do Ultimate Fighter. Agora nós vamos poder conhecer os verdadeiros campeões. O Brasil vai criar um exército de campeões e trazer esse esporte para outro patamar, ainda maior. O Wanderlei tem muita qualidade em todas as áreas, um lutador completo. Acho que vai ter muita trocação, parte de chão, de queda. São lutadores explosivos, que buscam nocaute, buscam finalização, são lutadores aguerridos. Vai ser um espetáculo.
Vai ser uma boa revanche...
A palavra revanche serviria mais para ele, mas não vou menosprezar, achar que sou melhor. Somos dois lutadores de alta qualidade, dois campeões. Vamos buscar a vitória. É mais uma montanha para subir. A confiança demasiada se torna arrogância, e baixa se torna derrota. Reconheço o que tenho, o que eu sou.
Vitor Belfort com a mãe na praia (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Vitor Belfort com a sua mãe: ela voltou a sorrir no aniversário (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
Falando em espetáculo. O UFC não é apenas um esporte, certo?
O que faz do UFC isso tudo é que ele consegue fazer um esporte virar entretenimento e se tornar também uma referência. Na Fórmula 1 você tem o Ayrton Senna, no UFC você vai ter diversos em um esporte só. De todos os tipos, como o Aldo, de Manaus, pessoas de comunidade carentes e pessoas de famílias ricas.
Como você cuida das lesões imediatamente após a luta?
Meu olho está charmoso. Niguém tem o olho rosa como o meu (risos). Mas o UFC tem uma equipe fantástica. O médico me examinou logo depois. Um hematoma como esse você pode ter na bunda se cair. A lesão foi ao redor do olho. É simples.
Você tem um lado delicado, né?
Não tenho medo de chorar, de reconhecer um erro. Sou um leão no octógono e um cordeiro fora. Sou sensível.
Vitor Belfort durante entrevista na praia (Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)Vitor Belfort se emocionou ao falar da irmã
(Foto: Amanda Kestelman / Globoesporte.com)
Foi desta forma que você se emocionou depois da coletiva, ao falar da sua irmã?
Com certeza. Eu quis abraçar a causa dos desaparecidos. Eu tenho uma cicatriz dela na minha vida, mas eu choro com a dor do próximo. Quando vejo um criança sem futuro, um pai violentando uma criança, quando vejo uma grávida sem estrutura, quando vejo a sociedade sem preocupação com a nossa nação. Todos temos obrigação de entender que somos irmãos. Uma grande família com seus núcleos.
Foi emocionante subir no octógono com a imagem da sua irmã atrás?
Foi muito especial para mim. O disque-denúncia é uma coisa muito séria. Ajudou muito na instalação das UPPs aqui no Rio. As pessoas estão com menos medo. O desaparecimento é uma morte diária. São mais de 300 mil pessoas desaparecidas por ano. O disque-denúncia protege as pessoas que denunciam. Tem que ser solidário um com o outro. Não tem nada mais feliz do que um pai poder reencontrar um filho. Quando você perde a mãe ou o pai, você vira órfão. Mas quando perde um filho não tem nome para isso. É uma dor. Eu, como pai, tenho mais noção agora. Vou sempre abraçar esta causa.
No que exatamente você pensou quando entrou no octógono?
Que eu ia ganhar. De maneira alguma ia sair dali sem a vitória. Eu sabia que era capaz disso e não ia deixar nada acontecer errado. Nem em jogo de futebol eu vi tanta emoção. O Galvão gritando meu nome, com a torcida empurrando. Eu entrar em restaurante e todo mundo levantar cantando: ''O campeão voltou''. É uma alegria que não tem palavras. Ainda mais no aniversário da minha mãe.
Você acha que já enfrentou dores muito maiores fora do octógono?
Já, com certeza. A dor física é uma dor que você, com adrenalina, supera. Seu cérebro envia mensagens para o seu corpo continuar. As dores mais fortes da nossa vida são as dores emocionais. Elas tomam conta, paralisam seu corpo. Levo para minha vida que é importante superar obstáculos com fé. Tudo é possível para quem crê.
A dor física é uma dor que você, com adrenalina, supera. As dores mais fortes da nossa vida são as dores emocionais"
Vitor Belfort
Quando vocês se cumprimentam antes da luta, o que passa na cabeça?
Ali o cordeiro vira leão. O maior respeito que podia ter por ele é lutar da melhor forma.
Qual foi o momento mais complicado do combate?
Quando fui chutar o Johnson e ele agarrou minha perna e acabei caindo de cara. Depois peguei ele no chão com o jiu-jítsu, que foi a base de tudo que eu sei no esporte. É a arte que faz com que o pequeno possa sempre lutar com o grande. Sabia que se ele cometesse um erro eu ia finalizar. Quebrei o espírito dele durante a luta.
Como é ser casado com uma musa como Joana Prado?
Sou um homem abençoado. Tenho três musas na minha vida: Joana, Vitória e Kyara. Costumo dizer na frente de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Eu tenho o prazer de ter uma mulher doce, que honra a família e o marido. Além da minha metade, ela é tudo que eu tenho. Eu falo para os meus filhos: eu amo a mamãe, porque se eu amá-la, vou amar vocês com o meu amor. O maior presente para os meus filhos é o nosso bom casamento. Hoje sou um homem na plenitude. Tenho uma família, uma mulher. Consigo ver a mim e a Joana velhos, em uma fazenda, cuidando um do outro. A gente se abre e ela conhece toda minha metade.

Georges St-Pierre sofre com drenagem de sangue no joelho

Campeão dos pesos meio-médios do UFC publica foto no Twitter em que aparece sofrendo com um procedimento realizado na véspera de Natal

Por SporTV.comLas Vegas
Georges St-Pierre retira sangue na véspera de Natal (Foto: Reprodução/Twitter)O campeão dos pesos meio-médios do UFC, Georges St-Pierre, está sofrendo na recuperação de cirurgia no joelho direito. O canadense publicou no Twitter, nesta quarta-feira, uma foto de uma drenagem de sangue que fez na véspera de Natal. "Como o UFC diz, 'Mais real, impossível!'", escreveu GSP, que parece gritar de dor na foto (Foto: Reprodução/Twitter)

Confira as prováveis próximas lutas dos principais nomes do UFC em 2012

Confrontos recheados de grande rivalidade, inclusive em disputas de cinturões podem marcar a primeira metade da atual temporada do evento

Por SporTV.comRio de Janeiro
A temporada 2012 do UFC apenas começou, mas alguns confrontos recheados de rivalidade já podem ser apontados como prováveis na primeira metade do ano. Em praticamente todas as categorias de peso é possível apontar as tendências das lutas dos seus principais representantes, e já são previsíveis combates recheados de polêmicas, rivalidade e muitas declarações bombásticas, que certamente movimentarão o mundo do MMA no primeiro semestre do ano.
Confira abaixo os prováveis confrontos em cada categoria de peso:
Dominick Cruz e Urijah Faber, UFC (Foto: Divulgação/UFC)Dominick Cruz e Urijah Faber serão os treinadores
do TUF 15 e lutarão na final (Foto: Divulgação/UFC)
Galo - Dominick Cruz x Uriah Faber
A rivalidade que já extrapolou os limites do octógono e ganhou manchetes em todos os veículos especializados em MMA terá, em 2012, a sua terceira versão. Após duas lutas, com uma vitória para cada um dos lutadores, a trilogia do confronto terá fim na final do The Ultimate Fighter 15, do qual os dois serão os treinadores, e se enfrentarão na noite da decisão do reality show. Promessa de muitas farpas, declarações polêmicas e provocativas de ambas as partes. E, claro, muitos pontos de audiência para o show. Para Dominick Cruz, o atual campeão da categoria, será a chance de provar definitivamente o porquê de ostentar o cinturão. Para Faber, eterno desafiante de Cruz, é a chance final de tomar o título do seu desafeto e fazer valer a popularidade de que goza entre os fãs, com a chancela do título do UFC.
UFC Pesagem - José Aldo (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)José Aldo domina a categoria dos penas do UFC
(Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
Pena - José Aldo x vencedor de Hatsu Hioki x Bart Palaszewski
A categoria dos pesos-pena tem um dono, e ele se chama José Aldo. A vitória sobre Chad Mendes, até então invicto na carreira, e tido como o lutador mais perigoso que o brasileiro poderia enfrentar na atualidade, mostrou que o cinturão deverá ficar por algum tempo em terras tupiniquins. Mas o seu próximo adversário, caso se confirme que será o vencedor do duelo Hatsu Hioki x Bart Palaszewski, promete dar ao campeão mais trabalho na trocação. Embora não haja muita rivalidade entre Aldo e os dois principais postulantes ao título, a luta contra qualquer um deles exigirá do campeão muita velocidade e atenção. De qualquer forma, o brasileiro é o favorito contra ambos.
Pôster do UFC 144, no Japão (Foto: Divulgação)Edgar e Henderson se enfrentarão no UFC 144, em
26 de fevereiro, no Japão (Foto: Divulgação/UFC)
Leve - Frankie Edgar x Ben Henderson
Uma disputa de título digna de se parar o que se está fazendo para acompanhar. Um dos melhores lutadores peso por peso do mundo, o campeão Frankie Edgar terá pela frente talvez o seu maior desafio na carreira, encarando um adversário talentoso na luta em pé e muito habilidoso no chão. A diferença de altura entre os dois pode beneficiar Henderson, mas a resistência e a velocidade de Edgar equilibram a disputa, que promete desde já ser uma das mais espetaculares do ano.

montagem Nick Diaz x Carlos Condit (Foto: Getty Images)Diaz e Condit disputam o cinturão interino dos
meio-médios em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Meio-médio - Nick Diaz x Carlos Condit
Quaquer luta envolvendo Nick Diaz merece ser analisada com calma e atenção. Explosivo e desafiador por natureza, Diaz atravessa provavelmente um dos melhores momentos de sua carreira. Após a vitória épica contra BJ Penn, ele terá pela frente o perigoso Carlos Condit na disputa do cinturão interino do peso-meio-médio. Claro que a intenção de Nick era enfrentar o campeão Georges St-Pierre, que lesionou-se duas vezes seguidas e teve de se submeter a uma cirurgia no joelho, ficando fora de combate até novembro deste ano. Mas se engana que o duelo contra Condit será frio e previsível. Provocador por natureza, Diaz certamente dará na semana que antecede a luta uma chuva de declarações polêmicas, e a pesagem promete, como sempre, ser um show à parte. Menos verborrágico, Condit não deve se deixar intimidar. Garantia de muita adrenalina antes e durante a disputa do cinturão interino.
ufc Anderson Silva com o Chael Sonnen (Foto: Divulgação / UFC)Anderson x Sonnen é a luta mais esperada do ano,
e deve acontecer em São Paulo (Foto: Divulgação)
Médio - Anderson Silva x vencedor de Chael Sonnen x Michael Bisping
Tudo bem que em MMA não existe resultado previsível. Mas a luta entre Chael Sonnen e Michael Bisping é praticamente uma crônica de uma derrota anunciada. Bisping dificilmente conseguirá superar o inimigo número 1 de Anderson Silva em Chicago, no próximo dia 28 de janeiro. Imaginando que tudo corra como se prevê, a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen está muito perto de ser confirmada para o UFC São Paulo, no meio do ano. Uma das maiores, senão a maior rivalidade do MMA atual, o duelo entre os dois melhores pesos médios do UFC literalmente parará o mundo do MMA. Mesmo sendo favorito, como é contra qualquer lutador na categoria dos médios, a rivalidade e a tensão da luta impostas por Sonnen desde a sua derrota no UFC 117 podem deixar o clima mais tenso que o normal.
Jon Jones  Rashad Evans montagem (Foto: Getty Images)Rashad Evans e Jon Jones podem vir a se enfrentar
no primeiro semestre de 2012 (Fotos: Getty Images)
Meio pesado - Jon Jones x vencedor de Rashad Evans x Phil Davis
Rashad Evans e Phil Davis farão dia 28 de janeiro um dos confrontos mais esperados entre os meio-pesados. A luta tem resultado totalmente imprevisível, mas a experiência em grandes eventos pode pesar em favor de Evans. Caso passe por Davis, uma das grandes rivalidades do MMA fará uma luta espetacular pelo cinturão da categoria. Ex-companheiros de treino, Jon Jones e Rashad Evans trocaram farpas - e comenta-se que até alguns empurrões - e podem vir a fazer um duelo de proporções épicas. Atualmente tido como praticamente imbatível e sem pontos fracos em seu jogo, Jones pode vir a ter problemas ao enfrentar alguém com quem treinou, e o conhece melhor que a grande maioria dos seus adversários. Promessa de clássico na disputa do cinturão.
Alistair Overeem MMA UFC (Foto: Esther Lin/Strikeforce)Overeem é o próximo adversário de Júnior Cigano
pelo título dos pesados (Foto: Esther Lin/Strikeforce)
Pesado - Junior Cigano x Alistair Overeem
Não é uma rivalidade propriamente dita, mas quem ralou tanto para chegar ao título do UFC como Júnior Cigano, por mais boa gente que seja, certamente não deve achar normal e justo que um lutador, mesmo laureado e experiente como Overeem, tenha a chance de lhe roubar o cinturão tendo feito apenas uma luta pela organização. Esse pretenso sentimento certamente dará combustível para que o brasileiro, atual detentor do título, se motive e lute ainda melhor contra o desafiante holandês. Invicto desde 2007, quando passou a lutar entre os pesados, Alistair Overeem é conhecido tanto pela força de seus golpes quanto pela falta de, digamos, coração nos momentos em que precisa do "algo a mais". Justamente o oposto do brasileiro, que é conhecido pela garra nos momentos decisivos. A luta deve acontecer em maio.

UFC cancela edição número 145, que aconteceria em Montreal, no Canadá

Entidade alega problemas de agenda e impossibilidade de realizar uma disputa de título como causas do cancelamento do evento, que aconteceria em março

Por SporTV.comChicago, EUA
Dana White UFC Sportv (Foto: Reprodução SporTV)Dana White informou o cancelamento do UFC 145,
que aconteceria em Montreal (Reprodução: SporTV)
O UFC informou, de forma oficial, que o UFC 145, que aconteceria em março, no Canadá, foi cancelado. Os motivos alegados pela organização são problemas de agenda e impossibilidade de realizar uma disputa de título no evento. O Canadá é o segundo maior mercado do UFC no mundo, atrás apenas dos EUA. Apesar do cancelamento, o UFC planeja voltar a Montreal ainda em 2012, segundo informa o diretor de operações da entidade no país, Tom Wright, ao jornal "The Globe and Mail".
Mesmo sem ter anunciado o evento oficialmente, o UFC já havia levantado a possibilidade dele ser realizado, inclusive listando uma série de possíveis combates, como Rory MacDonald x Che Mills, Travis Browne x Chad Griggs e Brendan Schaub x Ben Rothwell. A maioria das lutas anunciadas será transferida para o evento do dia 21 de abril, em Atlanta, nos EUA, que foi anunciado oficialmente na última semana pela entidade.
A decisão reforça a intenção revelada pela organização na coletiva oficial do UFC Rio de diminuir o número de eventos fora dos EUA em 2012.

Chris Weidman é confirmado como rival de Demian Maia no UFC Chicago

Invicto, americano substitui Michael Bisping, que enfrentará Chael Sonnen em lugar de Mark Muñoz, lesionado nos treinos para o torneio de 28 de janeiro

Por SporTV.comChicago, EUA
UFC 139 - Tom Lawlor e Chris Weidman (Foto: Agência Getty Images)Chris Weidman aplica o triângulo de mão em Tom
Lawlor no UFC 139 (Foto: Agência Getty Images)
O presidente do UFC, Dana White, confirmou nesta quarta-feira que o americano Chris Weidman será o adversário do brasileiro Demian Maia no UFC de Chicago, que acontece no dia 28 de janeiro, no United Center. Weidman substitui o inglês Michael Bisping no duelo, já que o lutador foi designado para o lugar de Mark Muñoz no duelo contra Chael Sonnen. Muñoz lesionou-se nos treinos para a luta e não participará do evento. As lutas entre Sonnen e Bisping, e entre Maia e Weidman fazem parte do card principal do evento, que terá como atração principal o confronto dos meio-pesados Rashad Evans e Phil Davis.
Antes da confirmação de Weidman como rival de Demian Maia no UFC de Chicago, a organização do evento chegou a cogitar o nome de Rousimar "Toquinho" Palhares para a luta. Mas o brasileiro, que precisou de apenas 63 segundos para vencer o americano Mike Massenzio no UFC Rio, disse não estar disponível para um novo combate por estar com seu passaporte vencido, e também por precisar descansar. Segundo seu agente, Alex Davis, Toquinho vem treinando sem descanso desde o primeiro UFC Rio, em agosto de 2011, e precisava de uma pausa para se recuperar.
Chris Weidman retorna ao UFC após sua participação no UFC 139, quando venceu Tom Lawlor por finalização. A vitória foi a sua terceira lutando pela organização. Especialista em wrestling, tendo disputado a primeira divisão americana na modalidade, Weidman está invicto em suas sete lutas como profissional de MMA.
UFC: Evans x Davis
28 de janeiro de 2012, em Chicago (EUA)
Horário (de Brasília): 23h (card principal)
CARD PRINCIPAL
Rashad Evans x Phil Davis
Chael Sonnen x Michael Bisping
Demain Maia x Chris Weidman
CARD PRELIMINAR
Evan Dunham x Nik Lentz
Jon Olav Einemo x Mike Russow
Johnny Bedford x Mitch Gagnon
Cub Swanson x George Roop
Charles "Do Bronx" Oliveira x Eric Wisely
Michael Johnson x Shane Roller
Joey Beltran x Lavar Johnson
Chris Camozzi x Dustin Jacoby

Demian Maia encara invicto Chris Weidman no dia 28 de janeiro

Luta é anunciada pelo presidente do UFC, Dana White, no Twitter

Por SporTV.comChicago, EUA
Demian Maia vence Jorge Santiago no UFC 136 (Foto: Divulgação/UFC)Demian Maia ficou sem adversário por
cerca de três horas (Foto: Divulgação/UFC)
Demian Maia ficou apenas cerca de três horas sem adversário no UFC de 28 de janeiro. Depois de ver seu então rival, Michael Bisping, ser deslocado para encarar Chaell Sonnen, o brasileiro já sabe contra quem vai lutar em Chicago: o americano invicto Chris Weidman. O anúncio foi feito pelo presidente do Ultimate, Dana White, no Twitter.
Ainda de acordo com Dana White, Rousimar Toquinho, que lutou no sábado no UFC 142, foi consultado sobre ser o rival de Demian em Chicago, mas recusou.
Weidman já realizou sete combates na carreira, sendo os últimos três no UFC. Ele venceu Alessio Sakara, Jesse Bongfeldt e Tom Lawlor. Demian Maia é o lutador de maior renome internacional que o americano terá em seu cartel.
Pouco antes, Demian tinha lamentado, também via Twitter, o cancelamento da luta contra Bisping.
- Minha luta contra Bisping não irá acontecer. Estou muito triste, pois essa seria uma luta muito importante, e eu estava muito bem preparado - escreveu Demian.
Com todas as mudanças, o card do evento de 28 de janeiro está assim:
UFC: Evans x Davis
28 de janeiro de 2012, em Chicago (EUA)
Horário (de Brasília): 23h (card principal)
CARD PRINCIPAL
Rashad Evans x Phil Davis
Chael Sonnen x Michael Bisping
Demain Maia x Chris Weidman
CARD PRELIMINAR
Evan Dunham x Nik Lentz
Jon Olav Einemo x Mike Russow
Johnny Bedford x Mitch Gagnon
Cub Swanson x George Roop
Charles "Do Bronx" Oliveira x Eric Wisely
Michael Johnson x Shane Roller
Joey Beltran x Lavar Johnson
Chris Camozzi x Dustin Jacoby

Setentão Muhammad Ali já 'finalizou' Vitor Belfort com um mata-leão

Maior pugilista de todos os tempos, aniversariante desta terça, posou para foto com o brasileiro lutador de MMA em 1997

Por Amanda KestelmanRio de Janeiro
Muhammad Ali completou 70 anos nesta terça-feira. Considerado o maior pugilista de todos os tempos, ele já foi tietado por milhares de pessoas desde que ganhou fama. E uma delas foi Vitor Belfort. Em 1997, iniciando sua carreira no UFC, o brasileiro encontrou Ali e tirou fotos com ele.
Na imagem abaixo, o ex-pugilista aparece aplicando um mata-leão em Belfort. Curiosamente, esse foi o golpe utilizado pelo brasileiro para vencer Anthony Johnson no UFC 142, no último sábado, em combate realizado no Rio de Janeiro.
Vitor Belfort e Muhammad Ali (Foto: Arquivo Pessoal)Vitor Belfort sorri durante o "mata-leão" de Muhammad Ali (Foto: Arquivo Pessoal)


Mark Muñoz se machuca, e Chael Sonnen enfrentará Mike Bisping

Dana White confirma que Muñoz se lesionou e Bisping encara falastrão do UFC. Demian Maia fica sem oponente para evento do dia 28 de janeiro

Por SporTV.comRio de Janeiro

Michael Bisping UFC MMA (Foto: Divulgação/UFC)Michael Bisping vai encarar Chael Sonnen no dia
28 de janeiro (Foto: Divulgação/UFC)
O card principal do UFC do dia 28 de janeiro sofreu uma mudança importante. Chael Sonnen não enfrentará mais Mark Muñoz, que se lesionou. De acordo com Dana White, presidente da organização, Michael Bisping, que enfrentaria o brasileiro Demian Maia na mesma noite, será o rival de Sonnen. O chefão também confirmou que o vencedor do combate será o desafiante do campeão da categoria dos pesos-médios, Anderson Silva.
- Muñoz está lesionado e fora da luta. Agora é Chael Sonnen contra Mike Bisping no dia 28 de janeiro. O vencedor lutará com Anderson pelo título - publico White em seu Twitter.
Bisping tem 22 vitórias e três derrotas na carreira. O inglês vem de quatro triunfos consecutivos. Ainda não se sabe quem será ou se haverá um novo rival para Demian Maia.
Sonnen já teve uma chance de título contra o brasileiro, no UFC 117, em agosto de 2010, mas foi derrotado no fim por finalização quando dominava amplamente o combate. Desde então, ele tem provocado constantemente o "Spider" para conseguir a tão esperada revanche. Em sua última luta, venceu com facilidade o compatriota Brian Stann, no UFC 136.
UFC: Evans x Davis
28 de janeiro de 2012, em Chicago (EUA)
Horário (de Brasília): 23h (card principal)
CARD PRINCIPAL
Rashad Evans x Phil Davis
Chael Sonnen x Mark Muñoz
Michael Bisping x Demain Maia
CARD PRELIMINAR
Evan Dunham x Nik Lentz
Jon Olav Einemo x Mike Russow
Johnny Bedford x Mitch Gagnon
Cub Swanson x George Roop
Charles "Do Bronx" Oliveira x Eric Wisely
Michael Johnson x Shane Roller
Joey Beltran x Lavar Johnson
Chris Camozzi x Dustin Jacoby

UFC: atletas terão de passar por teste antidoping antes de assinar contrato

O mesmo vale para lutadores que forem incorporados ao elenco do Strikeforce. Medida foi anunciada nesta terça-feira pela Zuffa

Por SporTV.comRio de Janeiro

Muhammad King Mo Lawal lutador do UFC (Foto: Getty Images)Doping de King Mo Lawal foi anunciado
nesta terça-feira (Foto: Getty Images)
Grupo proprietário dos dois maiores eventos de MMA dos Estados Unidos, a Zuffa anunciou nesta terça-feira que todos os lutadores que forem contratados pelo UFC ou pelo Strikeforce terão de passar por exames antidoping. O mesmo vale para participantes do programa The Ultimate Fighter, reality show do UFC.
Ainda segundo o comunicado divulgado nesta terça, todos os atuais atletas do UFC e do Strikeforce continuarão sendo selecionados para testes antidoping, tanto antes das competições quanto de forma aleatória, de acordo com regras e regulamentos das comissões atléticas.
- Estamos comprometidos com a saúde e segurança dos nossos atletas e nós levamos isso muito a sério. Já trabalhamos em estreita colaboração com as comissões atléticas para proteger nossos atletas e agora estamos dando um passo adiante. Vamos testar qualquer potencial lutador do UFC ou do Strikeforce antes de finalizar seu contrato. Isso mostra que nós não queremos produtos dopantes em nosso esporte - disse Lorenzo Fertitta, CEO do UFC e um dos sócios da Zuffa.
Coincidentemente ou não, o anúncio da Zuffa foi feito no mesmo dia em que veio a público o segundo caso de doping entre estrelas do Strikeforce em menos de duas semanas. Primeiro, no início do ano, com a dona do cinturão peso-pena, Cris Cyborg. E nesta terça com o ex-campeão meio-pesado, King Mo Lawal.

Artilheiro e Pega-Leve só duelam
em eventual final de GP do WCFC

Brasileiros caem em chaves diferentes. Evento será nesta sexta-feira

Por Klima PessanhaRio de Janeiro

lutador rodrigo artilheiro (Foto: Divulgação)Rodrigo Artilheiro está atualmente na
equipe Xtreme Couture (Foto: Divulgação)
O World Championship Full Contact realiza na próxima sexta-feira, em Utah, um Grand Prix de pesos pesados que contará com dois brasileiros: Rodrigo Artilheiro, campeão nacional de judô e luta olímpica, e Fabiano Pega-Leve, campeão mundial de jiu-jítsu. Mas ambos só vão se enfrentar em uma eventual final, pois ficaram em chaves diferentes.
Artilheiro, que só lutou uma vez no MMA e empatou com Slavomir Molnar, em 2005, terá pela frente Ty Lee. O americano fez nove combates na carreira - oito vitórias e uma derrota. O brasileiro atualmente defende a Xtreme Couture, equipe do ex-campeão do UFC Randy Couture.
Fabiano Pega-Leve, lutador de MMA (Foto: Arquivo pessoal)Fabiano volta ao MMA após 2 anos (Foto:divulgação)
Já Pega-Leve (8-8), lutador e treinador da Team Quest - equipe que também conta com Chael Sonnen -, fará um clássico duelo "grappler x striker". O gaúcho especialista em jiu-jítsu vai encarar o lutador de muay thai Sione Fonua.
O GP de sexta-feira terá um formato diferente. As duas primeiras lutas terão apenas um round. Somente os dois finalistas disputarão a decisão em três rounds, podendo somar cinco no mesmo dia.

Confira as quatro primeiras lutas:

Fabiano Scherner x Sione Fonua
DJ Linderman x Juan Hernandez
Jack May x Kyle Keeney
Ty Lee x Rodrigo Artilheiro

Mais um doping no MMA: King Mo testa positivo e tem vitória anulada

Exame do ex-campeão do Strikeforce apresentou o esteroide drostanolona

Por SporTV.comLas Vegas, EUA

Muhammad King Mo Lawal lutador do UFC (Foto: Getty Images)King Mo Lawal foi campeão meio-pesado
do Strikeforce em 2010 (Foto: Getty Images)
Menos de duas semanas do anúncio do doping da campeã do peso pena do Strikeforce, Cris Cyborg, o segundo maior evento de MMA dos Estados Unidos sofre um novo abalo. O ex-dono do cinturão meio-pesado King Mo Lawal testou positivo para o esteroide drostanolona, segundo informou nesta terça-feira a Comissão Atlética de Nevada.
O exame foi realizado após a luta de King Mo no evento de 7 de janeiro, quando o americano venceu o compatriota Lorenz Larkin por nocaute técnico no segundo round, em Las Vegas. A luta teve o resultado anulado, mas ainda cabe recurso.
Lawal se tornou campeão do Strikeforce em abril de 2010 depois de vencer o armeno naturalizado holandês Gegard Mousasi, então dono do cinturão. Mas o americano perdeu o posto logo em seguida, sendo derrotado pelo brasileiro Rafael Feijão em agosto do mesmo ano.

Cris Cyborg apela contra suspensão de um ano por doping na Califórnia

Lutadora alega ter imaginado que o suplemento alimentar que ela estava usando estava dentro das especificações permitidas pelo Strikeforce

Por SporTV.comSan Diego, EUA

A brasileira Cris Cyborg decidiu na última segunda-feira recorrer da suspensão junto à Comissão Atlética da Califórnia, que regulamentava o combate, válido pelo Strikeforce. Ela foi suspensa por um ano acusada de ter usado substâncias proibidas durante a preparação para a luta contra a japonesa Hiroko Yamanaka, em 17 de dezembro de 2011. O teste antidoping apontou a presença do metabólito Stanzolol, um esteroide sintético derivado da testosterona.
Cris Cyborg, lutadora de MMA (Foto: Ideraldo Gomes / Globoesporte.com)Cris Cyborg pediu revisão da pena de um ano por doping (Foto: Ideraldo Gomes / Globoesporte.com)
Em sua argumentação de defesa, Cris Cyborg se desculpa pelo ocorrido e alega ter feito uso de um suplemento alimentar para auxiliá-la a perder peso, já que estava com dificuldade de atingir o limite da categoria. A brasileira afirma ter achado que os componentes do suplemento estavam dentro das regras da Comissão Atlética. Na carta enviada à Comissão, Cyborg pede para ser ouvida por um grupo de sete comissários da entidade.
O empresário da lutadora garantiu que o suplemento foi dado por um membro de total confiança da equipe de Cyborg, e afirma que todos os suplementos ingeridos pela lutadora estão sendo revistos. Na Califórnia, mais de 20 atletas flagrados pelo exame antidoping alegaram em suas defesas que a origem das substâncias proibidas estava em suplementos alimentares, mas nenhum deles teve a pena reduzida pela Comissão Atlética do estado.
Ronda Rousey (Foto: Getty Images)Ronda Rousey fez fortes críticas à brasileira após o
anúncio do doping nos EUA (Foto: Getty Images)
Uma das maiores críticas de Cris Cyborg é a americana Ronda Rousey, que era tida como a provável próxima adversária da brasileira na disputa do título dos pesos pena do Strikeforce.
- Ninguém chega ao ponto em que ela chegou, com aquela estrutura óssea facial, sem utilizar hormônios ou esteróides há muito tempo. Mesmo que seus testes não apresentassem alterações, eu duvido que ela estivesse limpa. Tenho certeza de que ela mudaria seu coquetel de suplementos para mascarar o exame - disse Rousey à revista "Sports Illustrated", questionando toda a carreira de Cris Cyborg.
O futuro da brasileira não parece muito animador. Dana White, presidente do UFC, que recentemente comprou o Strikeforce, disse que Cyborg perderá seu cinturão, e que a categoria de peso dos penas será desfeita. A companhia ainda não anunciou oficialmente nenhuma destas duas ações. Cyborg esteve presente no UFC Rio, no último sábado, mas não conversou com os executivos do UFC.

Kenny Florian é contratado pelo UFC para o segundo time de transmissões

Lutador, que cogita se aposentar por conta de dores na coluna, fará dupla com Jon Anik em eventos que não contarem com Mike Goldberg e Joe Rogan

Por SporTV.comRio de Janeiro

José Aldo Júnior vence Kenny Florian no UFC 136 (Foto: Divulgação/UFC)Kenny Florian disputou o título dos penas contra José
Aldo no UFC 136, em 2011 (Foto: Divulgação/UFC)
A caminho de se aposentar como lutador, Kenny Florian já tem uma nova função no UFC: a de comentarista e entrevistador. O atleta foi contratado pela organização para fazer parte do time B, ao lado do narrador Jon Anik, e trabalhará em todos os eventos em que os titulares Mike Goldberg (narração) e Joe Rogan (comentários e entrevistas) não estiverem presentes. A estréia da dupla acontece nesta sexta-feira, no UFC Fight Night em Nashville, que o Combate transmite ao vivo a partir de 22h (de Brasília).
Aos 35 anos, Florian não é um novato em transmissões. Ele já exerceu a função para a qual foi contratado no primeiro UFC Rio, em agosto de 2011, além de ancorar o programa "UFC Tonight" na TV americana
- Esse era um plano que eu tinha desde quando começamos a trabalhar no programa "MMA Live": trabalhar com Kenny narrando e comentando as lutas do UFC juntos. Acho que ele é muito natural nessa função, e tem o dom de simplificar as coisas. Não tenho dúvida que Florian deixará o meu trabalho muito mais fácil - disse Anik ao site "MMA Junkie".
Além de Florian, que cogita se aposentar por problemas na coluna, outros lutadores, como Frank Mir, Rich Franklin e Stephan Bonnar foram cotados para assumir a vaga, e poderão vir a ser utilizados na função futuramente. Em sua carreira no MMA, Florian possui 14 vitórias e seis derrotas (12-5 no UFC), e disputou por três vezes o cinturão do maior evento da modalidade no mundo: duas no peso leve e uma no peso pena, sendo derrotado em todas.

Anderson Silva aproveita folga para relaxar com a família em Mangaratiba

Campeão dos pesos-médio viaja ao lado da esposa e de seus filhos

Por SporTV.comMangaratiba, RJ

Anderson Silva em Mangaratiba (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Anderson deixou Mangaratiba nesta terça
(Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)
Maior lutador de MMA da atualidade, Anderson Silva também merece descanso. O campeão dos pesos-médios do UFC aproveitou dois dias de folga para viajar com a família para um hotel em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio. Após comentar o UFC Rio na TV Globo, no sábado, o ''Spider'' tirou onda de mergulhador antes de voltar ao batente.
O lutador, que chegou ao local no domingo, deixou o hotel nesta terça-feira. Depois de pegar uma van, ele utilizou um helicóptero para chegar ao Rio de Janeiro.
Assista a vídeos de lutas
Anderson Silva não luta desde agosto do ano passado, quando derrotou Yushin Okami pelo primeiro UFC Rio. Ele deve enfrentar o vencedor do duelo entre Chael Sonnen e Mark Muñoz, no dia 28 de janeiro, no mês de junho, em um evento previsto para São Paulo.
Anderson Silva em Mangaratiba (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Anderson Silva e sua esposa Dayane deixam Mangaratiba (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)

St-Pierre marca volta para novembro e revela preferir enfrentar Nick Diaz

Canadense, que se recupera de uma cirurgia no joelho, diz que luta contra o desafeto seria melhor para promover a disputa do título dos meio-médios

Por SporTV.comRio de Janeiro

A cirurgia para recuperar uma lesão no ligamento cruzado anterior no joelho do canadense Georges St-Pierre foi um sucesso. Agora, o campeão dos meio-médios do UFC já planeja o seu retorno ao octógono. E os planos são otimistas: o lutador antecipou sua volta para novembro de 2012. Em entrevista ao programa "Inside MMA", ele detalhou seus planos até a volta.
Georges St-Pierre MMA UFC (Foto: Divulgação/UFC)Georges St-Pierre antecipou para novembro a sua volta ao octógono do UFC (Foto: Divulgação/UFC)
- Os treinos pesados começarão em julho, e voltar a lutar, possivelmente em novembro. No fim de outubro, ou no início de novembro, seria perfeito.
St-Pierre revelou também quem prefere enfrentar na disputa do título da categoria, que estará interinamente em poder do vencedor do combate entre Nick Diaz e Carlos Condit.
- Prefiro enfrentar Nick Diaz, por tudo que ele falou. Condit é um cara legal, gosto muito dele. A razão pela qual eu quero que Nick Diaz vença a luta é simples: eu quero lutar com ele. Espero que o melhor vença, e se o melhor for Diaz, eu vou ficar ainda mais feliz, porque certamente a promoção do combate será melhor.
Diaz e Condit se enfrentarão no UFC 143, que acontece dia 4 de fevereiro, em Las Vegas. Dependendo das datas de eventos do UFC e da recuperação de St-Pierre, o vencedor desta luta - que deterá o cinturão interino dos meio-médios do UFC - poderá fazer mais um combate antes de enfrentar o canadense para unificar o título da categoria.
Georges St-Pierre e Nick Diaz deveriam ter se enfrentado no UFC 137, em outubro de 2011. Como o canadense lesionou-se antes do combate, BJ Penn foi escalado para enfrentar o desafiante, e fez um combate épico com Diaz, que saiu vencedor. Mas, após nova lesão de St-Pierre no joelho, e a necessidade de uma cirurgia no local, Carlos Condit foi designado para disputar com Diaz o cinturão interino dos meio-médios, ficando estabelecido que o vencedor desta luta enfrentará o canadense pela unificação dos títulos.

'Remendeiro' dos lutadores, cutman do UFC pretende ensinar no Brasil

Famoso por curar cortes dentro do octógono, Jacob 'Stitch' Duran mostra ao SPORTV.COM suas ferramentas e como faz as bandagens antes das lutas

Veja o Video:http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/01/remendeiro-dos-lutadores-cutman-do-ufc-pretende-ensinar-no-brasil.html
Por Adriano AlbuquerqueRio de Janeiro



Lyoto Machida já o chamou de seu "pai no ringue". Vitor Belfort o ama. Anderson Silva deve uma porção de sua vitória sobre Chael Sonnen a ele. O cutman ("homem do corte", responsável por ataduras e cuidados com ferimentos) do UFC, Jacob "Stitch" Duran, tem muitas histórias para contar em cerca de 25 anos remendando as feridas de lutadores. Diferentemente de outros representantes da classe, porém, Stitch não tem vergonha de dividi-las, e inclusive pretende ajudar a formar cutmen brasileiros no futuro. Antes disso, um dos rostos mais famosos do UFC abriu sua mala de trabalho e mostrou ao SPORTV.COM o que usa para fazer sua mágica, fechar cortes e dar ao lutador mais uma chance de seguir na luta. (Confira no vídeo ao lado as ferramentas do cutman).
Jacob Duran aprendeu a cuidar de ferimentos durante seu período na Força Aérea Americana, durante a Guerra do Vietnã. De origem humilde e rural, o californiano de família mexicana não tinha dinheiro para pagar a faculdade e se alistou, deixando para trás os sonhos de ser jogador de beisebol, e serviu na Tailândia, onde aprendeu muay thai e, cuidando de seus companheiros de equipe, descobriu os truques para enfaixar mãos, estancar sangramentos e fechar cortes. Após um tempo atuando como treinador e empresário no kickboxing, Stitch resolveu se dedicar exclusivamente à função de cutman em eventos de combate e se mudou para Las Vegas há 16 anos. Lá, conheceu Dana White e foi convidado a atuar como cutman do UFC em 2001, quando o grupo Zuffa, LLC comprou a franquia.
Jacob "Stitch" Duran atende Georges St-Pierre durante uma luta (Foto: Divulgação/Site oficial)Jacob "Stitch" Duran atende Georges St-Pierre durante uma luta (Foto: Divulgação/Site oficial)
Em seus anos como aprendiz, Duran teve de desvendar os segredos da profissão sozinho - às vezes praticando em si mesmo, forma como conseguiu uma grande cicatriz no pulso esquerdo - devido ao "círculo secreto" dos grandes cutmen do boxe, que normalmente passam suas técnicas apenas a pupilos seletos. Após ser insultado por um dos profissionais da "velha guarda" por pedir dicas, Stitch jurou repassar seu conhecimento e, por isso, ficou entusiasmado quando soube que o árbitro brasileiro Mário Yamasaki pretende criar uma confederação de MMA no país e trazer cursos profissionalizantes para cada uma de suas posições, incluindo a de cutman.
- Disse ao Mário que estou dentro. Se eu puder vir durante um evento do UFC, seria ótimo. Se eu vier ao Brasil na sexta, poderia dar um seminário no sábado, antes de ir para as lutas - contou Stitch.
Em sua primeira passagem pelo Brasil, no UFC Rio de agosto de 2011, o cutman pôde comprovar sua popularidade no país ao aparecer na bilheteria da Arena da Barra, no dia da pesagem. Dezenas de fãs pediram para tirar fotos e pegar autógrafos. Mesmo sem lutar, o rosto de Duran aparece bastante nas transmissões do UFC na TV, tanto ao passar vaselina no rosto dos atletas antes do combate quanto nos intervalos de rounds, estancando sangramentos com seus cotonetes ou diminuindo inchaços com seu enswell.
- Quando fãs me vêem, geralmente pedem para tirar uma foto com o cotonete no supercílio ou com o enswell no rosto. Aí podem dizer para os amigos, "Olha, o Stitch trabalhou no meu corte" - riu o cutman, que não cobra para fazer bandagens em fãs, mas mesmo assim chega a receber US$ 500 de fanáticos no Japão para fazê-lo.
A identificação com o Brasil vai além do público. Duran lista os lutadores brasileiros entre os seus favoritos e viveu momentos inesquecíveis com cada um. De Lyoto, ouviu no vestiário, em frente ao Sensei Yoshizo Machida, pai do carateca baiano: "No ringue, meu pai é você". De Belfort, recebeu um beijo na testa e um "Eu te amo" após a vitória sobre Anthony Johnson, no UFC 142. Na épica vitória de Anderson Silva sobre Chael Sonnen, a cada intervalo, Stitch entrou em ação para ajudar o paulista a se recuperar do castigo aplicado pelo americano. Um mês depois, ao encontrar o "Spider" cercado de fãs num hotel, o campeão dos pesos-médios fez questão de ir em sua direção, abraçá-lo e dizer, "Obrigado."
Quando entro no ringue, os pais, as mães e as esposas desses lutadores sabem que estou lá para protegê-los. Quando eu faço as bandagens desses caras, é o primeiro passo deles para a batalha, e uma das minhas especialidades é enfaixar as mãos. Isso traz um nível de confiança grande para eles - explicou Duran, que ainda trabalha com o boxe e é sempre requisitado pelos irmãos Wladimir e Vitali Klitschko, campeões mundiais pesos-pesados. (No vídeo ao lado, Duran mostra sua técnica para fazer as bandagens).
Entre os "diabinhos" do octógono, porém, está o manauara José Aldo, campeão peso-pena do Ultimate, que dificulta o trabalho do cutman na hora de passar a vaselina no rosto por ser "pilhado" e não parar de se mexer.
- Tenho que gritar em espanhol, "Relaxa, relaxa!" Clay Guida é outro, não para de se mexer e ainda tem a cabeleira. Com o Chris Leben, é uma dureza encontrar os ferimentos, por causa do cabelo vermelho - lembrou.
"Stitch" Duran responde às dúvidas mais frequentes sobre o trabalho do cutman:
- Rotina
Segundo Duran, o UFC conta com dois cutmen primários, ele e Leon Tabbs, além de outros dois assistentes. Duran sempre trabalha no córner vermelho e Tabbs, no azul. Os dois chegam à arena 30 minutos antes dos lutadores e enfaixam as mãos de cada um, fechando suas luvas com fitas nas cores de seus respectivos córneres. Depois, vão para a região das lutas, onde passam vaselina nas sobrancelhas e nas maçãs do rosto do lutador - apenas cutmen podem passar vaselina nos lutadores, e somente nessas regiões. Durante a luta, entram no octógono entre os rounds e após a luta, somente se os lutadores estiverem com cortes ou inchaços, ou em interrupções pedidas pelo árbitro para atendimento, quando sangramentos causados por cortes atrapalham os lutadores.
Jacob "Stitch" Duran, cutman do UFC, e suas "ferramentas" de trabalho (Foto: Adriano Albuquerque/Sportv.com)Jacob "Stitch" Duran e suas "ferramentas" de trabalho
(Foto: Adriano Albuquerque/Sportv.com)
- Por que passar vaselina?
Para prevenir cortes no rosto. "A teoria é que ela faz os golpes escorregarem um pouco e minimiza as chances de corte. Não impede, pois eles sangram toda hora, mas sem isso, teríamos ainda mais feridas."
- O que dizem aos lutadores antes de passar vaselina?
"Faço o sinal para tirar a roupa e digo, 'Abrace sua equipe. Depois passarei vaselina em você e o árbitro vai conferir como você está para entrar no ringue'. Para alguns caras, eu dou boa sorte e digo, 'Estou aqui para protegê-lo'."
- O que é o apetrecho de metal usado em inchaços?
É um pedaço de aço inoxidável chamado de enswell. "O enswell é mantido no balde de gelo e é muito frio. O que fazemos é aplicar pressão direta no inchaço, que diminui seu tamanho e fecha os vasos sanguíneos abertos embaixo da pele", explica. Na vitória de José Aldo sobre Mark Hominick, no UFC 129, o brasileiro criou um inchaço impressionante na testa do canadense, que nem o enswell conseguiu reduzir. Segundo Stitch, porém, Hominick não estava sob risco, mesmo que ele sofresse um corte na região. "Parecia pior do que era. Não estava atrapalhando sua visão, nem havia dano aos nervos. Talvez se ele levasse uma cotovelada, a ferida abriria e o sangue escorreria, mas cuidaríamos logo e ele ficaria bem. Muitos perguntam porque não cortamos esses inchaços, como no filme 'Rocky', mas isso é mito. Apenas criaríamos uma lesão extra e teríamos um corte, mais um inchaço."

Carioca Miltinho Vieira é contratado pelo UFC e deve estrear em abril

Depois de se destacar no Strikeforce, lutador de 33 anos afirma estar realizando um sonho. Atleta competirá na categoria de José Aldo

Por Ana HissaRio de Janeiro

Na última sexta-feira, o lutador carioca Miltinho Vieira recebeu um e-mail avisando que receberia um ipad de presente de Natal da Zuffa, empresa que detém os direitos do Strikeforce e do UFC. Em seguida, outra mensagem apareceu em sua caixa de entrada. Pensou que era um e-mail duplicado, mas, na verdade, era um presente ainda melhor.
Milton Vieira, lutador de MMA (Foto: Divulgação/Strikeforce)Milton Vieira estreou no Strikeforce em agosto e derrotou Sterling Ford (Foto: Divulgação/Strikeforce)
- Simplesmente, era um contrato para lutar no Ultimate. Fiquei emocionado, nem acreditei. Luto por isso há muito tempo e é um sonho realizado. A família está muito feliz, afinal, é como se eu estivesse sendo escalado para jogar na Copa do Mundo - conta ele, que fechou quatro lutas com o evento no peso pena.
Um dos maiores talentos nacionais, Miltinho, de 33 anos, foi contratado para lutar no Strikeforce em agosto de 2011. Fez apenas uma luta, no peso leve, contra Sterling Ford, finalizando no primeiro round.
- Desde o início, a negociação do meu empresário era visando o UFC. Só que apareceu a possibilidade de uma luta no 70 do Strikeforce e, é claro, aceitamos. Depois da vitória naquele dia, os dirigentes entraram no vestiário para me parabenizar e o Murilo já jogou no ar que eu poderia lutar no 66. Eles gostaram da ideia - revela.
Miltinho Vieira, lutador do UFC (Foto: Divulgação)Miltinho Vieira é companheiro de equipe de Rousimar
Palhares, o Toquinho (Foto: Divulgação)
A estreia do atleta da Brazilian Top Team está prevista para abril, ainda sem adversário definido. Segundo ele, uma ótima data, já que possibilita tempo para uma planilha de preparação que inclui testar-se nos treinamentos no novo peso.
- Meu foco é trabalhar degrau por degrau. Não tenho preferência por oponentes, estou chegando agora e o que vier vai ser um grande prazer - conta ele, fazendo questão de demonstrar respeito pelo atual campeão dos penas José Aldo - Acho Junior incrível, aprendo muito com ele, assisto a todas as lutas e procuro sempre extrair o melhor.
No UFC 142, realizado na madrugada deste sábado, Miltinho viu o companheiro de equipe Rousimar Palhares finalizar Mike Massenssio em uma chave de calcanhar, arrancando elogios de Joe Rogan, que considerou Toquinho o maior especialista do golpe no MMA.
Referência no esporte quando se fala em triângulo de mão, ele também quer deixar sua marca na nova fase da carreira.
- Esse golpe é o que eu faço de melhor, tenho muita facilidade para aplicá-lo. Com certeza também quero deixar minha marca registrada no maior evento de MMA do mundo.