quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retrospectiva da seleção Brasileira.

Retrospectiva 2011: Ronaldo, fiasco e otimismo marcam o ano da Seleção

Em ano de despedida do Fenômeno, queda precoce na Copa América expõe fragilidades do time. Equipe reage após derrota para a Alemanha, em agosto

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Ve ja os Videos em:http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/12/retrospectiva-2011-ronaldo-fiasco-e-otimismo-marcam-o-ano-da-selecao.html
 
mano menezes brasil treino (Foto: Mowa Press)Mano Menezes viveu momentos distintos durante o
trabalho na Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)
A Seleção Brasileira passou por três fases em 2011. Na primeira delas, até a disputa da Copa América, em julho, o período foi de renovação. Na segunda, a eliminação do torneio continental e as incertezas por um tropeço nas quartas de final da competição. Porém, após a derrota para a Alemanha, em agosto, o técnico Mano Menezes encontrou o caminho, viu evoluções na equipe, mas ainda vai precisar encarar desafios mais complicados para ter as certezas de que o trabalho no time canarinho está no caminho certo.
Em 2011, a Seleção fez 16 jogos. Foram nove vitórias, cinco empates e duas derrotas – França, em Paris (1 a 0), e Alemanha, em Stuttgart (3 a 2). Uma das partidas marcantes na temporada aconteceu no dia 7 de junho. Ronaldo Fenômeno se despediu na vitória por 1 a 0 sobre a Romênia, no Pacaembu. Foi o última vez que o atleta entrou em campo como profissional.
Além dos tropeços em amistosos, o time canarinho ainda fez uma Copa América de altos e baixos. Na primeira fase, empates contra Paraguai e Venezuela e triunfo sobre o Equador. Os resultados bastaram para a equipe alcançar as quartas de final, mas o fiasco nas cobranças de pênaltis diante do Paraguai, quando todos os atletas desperdiçaram os lances, ficou na cabeça do brasileiro.
Certo mesmo é que as últimas cinco partidas do ano deram a certeza de que o trabalho está no caminho certo. Durante o Footecon, realizado no Rio de Janeiro, Mano Menezes afirmou que a Seleção principal ainda não está fechada. E para 2012, a intenção é fechar o grupo a partir das Olimpíadas de Londres.
- Perde-se em competitividade, mas vamos ganhar porque seremos inteligentes para conduzir o processo. A Seleção ainda não está definida. Todos os jogadores não estão definidos porque não é a hora disso. Depois das Olimpíadas será o momento de começar a definir um grupo próximo daquela que vai chegar até a Copa de 2014. Vamos fazer o amistoso de fevereiro com a Seleção principal, mantendo um percentual de jogadores com idade olímpica – afirmou.
Com Ney Franco, categorias de base recuperam hegemonia sul-americana
Mano Menezes e Ney Franco no treino da seleção sub 20 (Foto: CBF)Ney Franco e Mano Menezes têm feito uma boa
parceria na Seleção Brasileira (Foto: CBF)
Por outro lado, nas categorias de base, a Seleção Brasileira voltou a dominar o cenário sul-americano. O time canarinho venceu os Sul-Americanos sub-15, sub-17 e sub-20. Além disso, sob o comando de Ney Franco, a equipe sub-20 ainda conquistou o Mundial da categoria, disputado na Colômbia.
Agora, em 2012, o objetivo é conquistar o inédito ouro olímpico. Porém, Ney Franco não será o treinador, fará parte apenas da comissão técnica. Mano Menezes será o comandante e terá a missão de chamar 18 jogadores com idade até 23 anos, podendo incluir três atletas acima dessa faixa etária.
- A ordem é ver primeiro os atletas abaixo dos 23 para ver o que temos de qualidade boa sem fazer isso. E depois atacar as carências para ver os acima de 23 – explicou.
Neymar na Seleção (Foto: Divulgação / CBF)Neymar foi o principal destaque da Seleção em
2011: ele fez sete gols (Foto: Divulgação / CBF)
Neymar foi o principal personagem da Seleção Brasileira em 2011. O craque do Santos foi o artilheiro da equipe canarinho na temporada, com sete gols. Alexandre Pato, Fred e Jonas aparecem em seguida, com dois tentos cada um.
Além de ter sido a principal estrela da equipe principal, Neymar ainda foi importante na conquista do Sul-Americano sub-20, disputado no Peru, no início de 2011. O jogador marcou 10 gols na campanha vitoriosa do torneio. O jogador ainda foi eleito o melhor da competição.
A partir daí, Neymar passou a ser visto como uma das estrelas da equipe principal. Foram 13 partidas em 2011.
O atacante Leandro Damião foi a principal revelação da Seleção Brasileira em 2011. Convocado na pré-lista de atletas que poderiam disputar a Copa América, o jogador acabou ficando fora do torneio, mas passou a ser chamado por Mano Menezes após a disputa da competição continental.
Logo em sua primeira partida como titular, Damião marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre Gana, em partida disputada em Londres. Em seguida, o atleta se machucou atuando pelo Internacional e não foi mais utilizado com a amarelinha.
A Seleção Brasileira chegou à Argentina como uma das favoritas ao título da Copa América. Porém, o time canarinho começou mal das pernas no torneio ao empatar por 0 a 0 com a Venezuela. Nas partidas seguintes, igualdade por 2 a 2 com o Paraguai e vitória por 4 a 2 sobre o Equador.
Nas quartas de final, o time canarinho empatou por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação com os paraguaios, em partida disputada em La Plata. Nos pênaltis, André Santos, Thiago Silva, Elano e Fred desperdiçaram as cobranças, e a equipe acabou eliminada pelos rivais. No fim, vitória do time guarani por 2 a 0.
211016
GOLS MARCOU A SELEÇÃO NA TEMPORADA 2011 GOLS SOFREU O TIME CANARINHO EM 2011 JOGOS FEZ A EQUIPE BRASILEIRA EM 2011
Ronaldinho Gaúcho voltou a ser convocado para a Seleção Brasileira após o amistoso contra a Alemanha, em Stuttgart. O jogador foi lembrado pelo técnico Mano Menezes para o jogo diante de Gana, em Londres. Porém, o dia mais marcante de R10 com a amarelinhas após o seu retorno foi no dia 10 de outubro de 2011.
Foi no duelo contra o México, em Torreón, que o camisa 10 voltou a balançar a rede com a camisa amarelinha. Em uma bela cobrança de falta, R10 igualou o marcador contra diante dos donos da casa e abriu caminho para a virada. Poucos minutos depois, o lateral Marcelo garantiu o triunfo por 2 a 1.
A principal decepção da Seleção Brasileira em 2011 foi o meia Paulo Henrique Ganso. Apesar das três assistências na Copa América, o jogador não teve boas atuações com a amarelinha. O grande jogo do apoiador com a amarelinha em 2010, em sua primeira convocação sob o comando de Mano Menezes.
Na partida contra a Alemanha, Ganso teve outra atuação apagada. No amistoso diante de Gana, o apoiador esteve em campo por pouco tempo. Ele sentiu um problema muscular ainda no primeiro tempo e deixou o gramado.
No dia 7 de junho de 2011, Ronaldo se despediu da Seleção Brasileira. Diante da Romênia, o Fenômeno jogou 15 minutos e foi ovacionado por um Pacamebu lotado. O ex-jogador até teve oportunidades de deixar a sua marca diante dos rivais, mas desperdiçou oportunidades claras de gol.
A Seleção Brasileira venceu a partida por 1 a 0, com um gol de Fred. A partida foi a última antes de a delegação da Seleção Brasileira viajar para a Argentina, local onde seria realizada a Copa América.
- Tive três chances, mas não consegui marcar nos últimos 15 minutos em campo. Seria uma retribuição a tudo o que vocês (torcedores) fizeram por mim. Um até breve, mas agora é fora dos campos - afirmou Ronaldo, ainda no gramado do Pacaembu.
Ronaldo Neymar Seleção (Foto: AFP)Ronaldo ao lado de Neymar na despedida da Seleção Brasileira (Foto: AFP)
henrique brasil final troféus mundial sub20 (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Henrique com a bola e a chuteira de ouro no sun-20
(Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
Pouco mais de um mês após a derrota na Copa América do time principal, a Seleção Brasileira sub-20 fez bonito no Mundial, disputado na Colômbia. Sob o comando de Ney Franco, o time canarinho venceu Portugal na prorrogação por 3 a 2. Os três gols foram marcados por Oscar, do Internacional.
Além do atleta colorado, o atacante Henrique, do São Paulo, foi o artilheiro do torneio, com cinco gol. O atleta ganhou a chuteira e a bola de ouro como melhor jogador da competição. Enquanto Oscar já foi convocado para a Seleção Brasileira principal comandada por Mano Menezes, o goleador do São Paulo nem foi cogitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário