Copa De 2014

 
Jérôme Valcke põe Fortaleza no topo da lista das cidades-sede da Copa

Em visita ao Centro de Eventos e ao Estádio Castelão, secretário-geral da Fifa se impressiona com estrutura e rasga elogios à capital cearense

Por Diego MoraisFortaleza, CE
Em visita da Fifa, integrantes da entidade e do COL tomam água de coco (Foto: Marília Camelo/Agência Diário)Fifa em Fortaleza: inspeção regada a água de coco
(Foto: Marília Camelo/Agência Diário)
A visita da comitiva da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) a Fortaleza, na manhã desta terça-feira, rendeu à capital cearense uma série de elogios. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o agora membro do COL, Ronaldo Nazário, ficaram impressionados com a agilidade das obras para a Copa do Mundo na cidade.
- Eu tenho uma palavra para vocês: Parabéns. Não tenho nenhuma preocupação específica com Fortaleza. A cidade está no topo da lista das sedes da Copa do Mundo - pontuou Jerôme Valcke, em coletiva à imprensa.
Ele e Ronaldo ficaram impressionados com as obras do Centro de Eventos do Ceará, com mais de 96% da obra concluída, de acordo com o Governo do Estado. As obras avançadas do Estádio Castelão também encheram os olhos da comitiva, que reforçou a importância da Arena para o Mundial.
Jérôme Valcke ainda se mostrou contente com a notícia de que a prefeitura de Fortaleza iniciará as obras de mobilidade urbana. Nesta terça-feira, o Município assinou a Ordem de Serviço da primeira etapa das obras.
- Vocês não poderiam esperar nada de melhor - acrescentou Valcke.
Ronaldo Fenômeno também se mostrou impressionado com as obras de Fortaleza. Assediado desde sua chegada, ele atendeu boa parte dos fãs. E com bom-humor, tomou água de coco e brincou com as altas temperaturas da capital cearense.
- Eu estava conversando com o pessoal aqui e bolando uma estratégia. A gente tem que trazer as principais seleções da Europa para virem jogar aqui nesse calor. É uma brincadeira, claro, mas bem que a gente podia tentar isso - brincou o ex-atleta.
Maravilhado com Centro de Eventos
Durante a coletiva, Valcke não se cansou de ir e vir ao assunto 'obras do Centro de Eventos'. E enquanto elogiava a condição da capital cearense, fez questão de citar o local candidato ao sorteio das chaves da Copa.
- Nós precisamos de um espaço para um evento onde caibam 3 mil pessoas. Lá, dá para 30 mil em um mesmo bloco. Fortaleza se torna assim uma candidata fortíssima - afirmou, lembrando que o Rio de Janeiro, por exemplo, dificilmente, será contemplado por já ter recebido o sorteio das eliminatórias do Copa, no ano passado.
Vista de membros da Fifa e do COL ao Centro de Eventos e ao Castelão (Foto: Marília Camelo/Agência Diário)Visita de membros da Fifa e do COL ao Centro de Eventos e ao Castelão
(Foto: Marília Camelo/Agência Diário)
- Dá para digirir um ônibus lá dentro. Temos que equilibrar os eventos da Copa no Brasil para tentar contemplar as principais sedes com eventos interessantes - voltou a falar, Valcke.

Fifa elogia obras em Brasília, que deve entregar estádio em 31 de dezembro

Comitê da capital afirma que Estádio Nacional já está 50% pronto

Por GLOBOESPORTE.COMBrasília
Enquanto Jérôme Valcke, Ronaldo e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, passaram a terça-feira visitando Fortaleza e Salvador para a Copa do Mundo de 2014, outros representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) conferiram como está o Estádio Nacional, em Brasília, e elogiaram o andamento das obras na capital, que promete entregar o campo pronto em 31 de dezembro deste ano.
Segundo secretário-executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, o Estádio Nacional está 50% pronto. Consultor especial da Fifa para estádios, Charles Botta, elogiou o desenvolvimento da obra nos últimos meses.
- Estou impressionado com o progresso das obras e com a qualidade do trabalho. Estive aqui em fevereiro de 2011 e vi as primeiras colunas serem erguidas. Acreditamos na alta capacidade das partes envolvidas. A Fifa está satisfeita com o estádio de Brasília - disse Botta.
Representantes da Fifa e do COL visitam obra do estádio de Brasília (Foto: Agência Brasília)Representantes da Fifa e do COL visitam obra do estádio de Brasília (Foto: Agência Brasília)
O campo foi escolhido pela Fifa como sede da abertura da Copa das Confederações em 2013 e de sete partidas da Copa em 2014. A capital espera ainda receber a Copa América em 2015 e jogos de futebol das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.
- Vamos inserir a cidade em um intenso calendário internacional de eventos. Para isso, vamos entregar o Estádio Nacional dentro do prazo estabelecido, que é 31 de dezembro de 2012”, garantiu Cláudio Monteiro.
Na segunda-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve em Brasília para uma reunião com Aldo e Ronaldo, membro do conselho de administração do COL, no Ministério do Esporte. Porém, os três não visitaram o Estádio Nacional.
fifa vistoriando o estadio nacional em brasilia (Foto: Agência Brasilia)Segundo comitê da capital, Estádio Nacional está 50% pronto (Foto: Agência Brasilia)

Veterano da madrugada, açougueiro vira operário na obra do Corinthians

Gilmar Oliveira Santos foi um dos contratados para o terceiro turno em Itaquera. Agora armador, ele está escalado como churrasqueiro oficial

Por Leandro CanônicoSão Paulo
Trabalhar na madrugada não é novidade para Gilmar Oliveira Santos, um dos novatos na obra do estádio do Corinthians, em Itaquera, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. Mas trabalhar em uma construção, sim. Contratado como armador, o ex-açougueiro trocou as carnes pelas ferragens na tentativa de crescer mais.
Gilmar é um dos 100 funcionários que iniciaram na segunda-feira o terceiro turno na obra da arena alvinegra (o turno vai das 20h às 5h20m). Empolgado com a nova chance, ele lembra saudoso dos antigos serviços. Em especial do último, como açougueiro da madrugada em supermercado paulistano.
– Eu já fui padeiro, confeiteiro, açougueiro... Nessa vida a gente tem de ir no ritmo do mercado. Eu estava recentemente trabalhando no corte de carnes no açougue de um supermercado, mas vi nessa oportunidade a chance de crescer. Vim para cá e sei que vou ficar marcado na história – declarou o novo operário.
Itaquerão Turno da noite - Açougueiro Gilmar Santos (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)O ex-açougueiro Gilmar Santos (ao centro) na obra em Itaquera (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Já escalado como churrasqueiro nas confraternizações dos funcionários, Gilmar ficou emocionado com a oportunidade de participar da construção do estádio de abertura da Copa do Mundo. E ele projeta o discurso que fará para os seus bisnetos daqui alguns bons anos.
– Eu vou passar aqui na frente com os meus bisnetos e dizer a eles que fui um dos responsáveis por essa construção. Isso vai ficar para sempre. Estou aqui para participar de um momento histórico. Daqui a 100 anos as pessoas vão passar por aqui e lembrar como foi construído – acrescentou Gilmar.
Experiente em trabalhos na madrugada, o novo operário acredita que é um horário em que é possível render melhor. E mais: evita o caos do trânsito da capital.
Itaquerão Turno da noite - Administração Danilo (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Torcedor fanático, Danilo trabalha na administração
da obra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Da portaria para a construção
Danilo Lima Moreira da Rocha tem 23 anos. Parou de estudar no colegial para poder trabalhar e sustentar sua família (é casado e tem um filho de três anos, Cauê Victor). Começou, então, como porteiro de um prédio residencial em construção. Só que largou tudo quando soube que estavam recrutando na obra do Corinthians.
Fanático pelo Timão, Danilo teve de driblar a resistência de sua esposa. Ela não queria que o marido mudasse de emprego. E ele realmente não mudou. Desistiu de um sem garantia de que conseguiria o outro. Fez, então, um curso preparatório na construtora e foi aprovado para a área administrativa do estádio do Corinthians.
– Com certeza foi melhor para mim. Na outra empresa eu não tinha mais para onde crescer. Agora, aqui na obra do Corinthians, eu tenho para onde ir. Posso imaginar uma evolução. Estou pensando em fazer um supletivo este ano, terminar a escola e entrar na faculdade de administração – contou Danilo.
Responsável por ajudar na organização do refeitório e também por dar suporte aos operários na parte administrativa, o corintiano foi selecionado para quebrar galho no turno da madrugada. Viu isso como um voto de confiança dos chefes. Serão apenas alguns dias, até o grupo engrenar, mas já vai valer a experiência.
– Eles mostraram que confiam no meu trabalho. É uma responsabilidade a mais que me deram e eu fiquei muito feliz. Vou aproveitar minha chance – finalizou.
Com mais de 22% do projeto concluído, a obra do estádio do Corinthians tem prazo de entrega para dezembro de 2013. Atualmente são três turnos de trabalho: das 7h30m às 18h, das 13h às 11h20m e das 20h às 5h20m.

No Brasil, Valcke quer resolver logo impasse de Lei da Copa e ingressos

'Temos que resolver isso e focar em outras coisas. Está na hora de o bebê nascer', diz secretário-geral após encontro com Ronaldo e ministro

Por Marcelo BaltarDireto de Brasília
Lei Geral da Copa e ingressos. Dois assuntos que dominam o noticiário sobre a Copa do Mundo de 2014 e que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, espera encerrar durante sua visita ao Brasil nesta semana. Após desembarcar nesta segunda-feira no país, o francês teve uma reunião em Brasília com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e Ronaldo, membro do conselho de administração do Comitê Organizador (COL), e afirmou que chegou a hora de pensar em outros assuntos do Mundial.
O texto da lei já sofreu algumas modificações e deve ir à votação até março. Há divergências entre governo e Fifa sobre preços de ingressos e comércio de bebidas alcoólicas nos estádios, por exemplo.
- O Brasil está exigindo muito (risos). Por isso é cinco vezes campeões do mundo. Mas agora é a hora de assinar (a Lei Geral). Porque temos de pensar em outras coisas. Ainda temos muito trabalho pela frente. Vamos andar para frente. Temos que resolver isso (Lei Geral) e focar em outras coisas. Está na hora de o bebê nascer - disse Valcke.
Na terça, Valcke e Ronaldo farão visitas às obras dos estádios em Fortaleza e Salvador. Dois dias depois, o secretário-geral da Fifa irá à sede do COL no Rio de Janeiro e espera resolver pontos definitivos sobre a Copa. Até mesmo Romário, que é um dos deputados federais que mais criticam a Lei Geral, poderá estar no encontro.
- Teremos a reunião, que pode incluir Romário, e vamos discutir os grupos de meia-entrada. Falamos sobre os idosos, estudantes, índios, Bolsa-Família, pessoas de baixa renda. Isso é algo que vamos discutir, É facil discutir sobre ingressos, mas temos que ter certeza de que o programa irá funcionar. Temos que discutir a logística.
Valcke diz que segurança e desastre natural são responsabilidade do governo
Segundo Valcke, qualquer prejuízo causado por desastres naturais ou problemas de segurança durante a Copa serão responsabilidade do governo brasileiro. Esses temas foram motivo de polêmica na última tentativa de votação da Lei Geral em dezembro de 2011.
- Desastre natural, segurança no país, isso não pode ser responsabilidade da Fifa, tem que ser do governo. Isso não pode ser da Fifa - concluiu o francês.
Jerome Valcke, ministro Aldo Rebelo e Ronaldo no Ministério do Esporte (Foto: Ailton de Freitas / Ag. O Globo)Ronaldo, Valcke e Aldo Rebelo: reunião em Brasília sobre a Copa (Foto: Ailton de Freitas / Ag. O Globo)