quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Liga dos Campeoes

‘Enfraquecido’, futebol italiano é a maioria nas oitavas da Champions

Em quarto no ranking de coeficiente da Uefa entre clubes, país emplaca
Milan, Inter de Milão e Napoli na próxima fase. City e United decepcionam

Por GLOBOESPORTE.COMMilão, Itál
 
Primeiro lugar Segundo lugar
Bayern de Munique, Inter de Milão, Benfica, Real Madrid, Chelsea, Arsenal, Apoel e Barcelona Napoli, CSKA, Basel, Lyon, Bayer Leverkusen, Olympique de Marselha, Zenit e Milan
Nos anos 90 não seria surpresa alguma, mas o fato de a Itália ter emplacado três clubes – e sendo maioria – nas oitavas de final da Liga dos Campeões foi um dos fatores que mais despertaram a atenção entre os 16 classificados para o sorteio do próximo dia 16 de dezembro, em Nyon, cidade-sede da Uefa, na Suíça. Quarto colocado no ranking de coeficiente da Uefa, o país será representado por Inter de Milão, Milan e Napoli.
Comandado por Claudio Ranieri, o Internazionale avançou em primeiro no Grupo B, considerado um dos mais fáceis – além do CSKA, segundo classificado, estavam o campeão francês Lille e o Trabzonspor, convidado para o lugar de Fenerbahçe, que foi punido por um escândalo de manipulação de resultados. E sem contar em alguns confrontos com o meia holandês Wesley Sneijder, lesionado, e o uruguaio Diego Forlán, que somente agora está liberado para ser inscrito.
montagem pazzini ibrahimovic cavani  (Foto: Getty Images)Pazzini, Ibrahimovic e Cavani dão esperanças de dias melhores aos italianos (Foto: Getty Images)
A equipe dos brasileiros Julio César, Maicon, Jonathan, Lúcio, Thiago Motta e Philippe Coutinho poderá enfrentar cinco times na primeira fase mata-mata, já que obrigatoriamente os líderes pegam os vice-líderes, com a restrição apenas para equipes do mesmo país. As opções dos nerazzurri são Basel, Lyon, Bayer Leverkusen, Olympique de Marselha e Zenit (veja na tabela acima os potes).
Milan e Napoli passaram como vice-líderes de suas respectivas chaves, mas têm motivos a comemorar. O ex-time de Diego Maradona caiu no Grupo A, apontado como o “Grupo da Morte”, com Bayern de Munique, Manchester City e Villarreal. Cavani, Lavezzi & Cia. surpreenderam e eliminaram os ingleses com um empate fora de casa e vitória no San Paolo. A vida do Rubro-Negro, no entanto, foi apenas um pouco mais tranqüila: Thiago Silva, Robinho e Pato perderam para o Barcelona, mas ficaram com sobras à frente dos modestos Viktoria Plzen e BATE Borisov.
As campanhas decepcionantes nos últimos quatro anos colocaram o Campeonato Italiano em quarto plano no Velho Continente. A partir da atual temporada, a competição levará apenas três equipes para a Liga dos Campeões, sendo duas diretamente para fase de grupos – o Udinese foi eliminado pelo Arsenal, em agosto, na fase pré. Para recuperar o posto roubado pela Alemanha, a Itália precisará tirar uma diferença de quase 13 mil pontos no coeficiente da Uefa (70.019 a 57.695). Além, é claro, de abrir o olho pela aproximação de França (53.011) e Portugal (52.346).
Times de Manchester decepcionam
Rooney - Basel x Manchester United (Foto: Getty Images)Jogadores do Manchester United não acreditam em
eliminação na Liga dos Campeões (Getty Images)
Quem pode perder o primeiro posto ainda em 2011/2012 é a Inglaterra. Grandes apostas para o ano, o atual vice-campeão Manchester United e o milionário Manchester City foram precocemente eliminados na última quarta-feira e disputarão a Liga Europa, competição na qual também podem avançar e assim minimizar o prejuízo. Os únicos remanescentes da Terra da Rainha foram o Chelsea (Grupo E) e o Arsenal (Grupo F). Ambos passaram em primeiro em suas chaves.
Apesar de também ter dois representantes, a Espanha pinta novamente como favorita ao título por contar com Barcelona, atual campeão, e Real Madrid, semifinalista da última edição e um dos melhores times da atualidade. Dentre as surpresas, destacam-se o Apoel, do Chipre, e o Zenit, da Rússia, que tiraram Shakhtar e Porto no Grupo G, e o Basel, da Suíça, responsável por eliminar o Manchester United.

Nenhum comentário:

Postar um comentário